Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32031
Autoria: Lopes, Sofia Isabel Guerreiro
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 21-Jun-2024
Título próprio: Desvendando razões para a adoção (ou resistência) de tecnologias digitais nas PMEs com recurso a "problem structuring methods"
Referência bibliográfica: Lopes, S. I. G. (2024). Desvendando razões para a adoção (ou resistência) de tecnologias digitais nas PMEs com recurso a "problem structuring methods" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32031
Palavras-chave: Decision Making Trial And Evaluation Laboratory (DEMATEL)
Lógica neutrosófica - -- Neutrosophic logic
Nominal Group Technique (NGT)
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Problem Structuring Methods (PSM)
Tecnologia digital -- Digital technology
Resumo: As tecnologias digitais constituem ferramentas que atraem cada vez mais empresas, devido às suas características únicas. Estas tecnologias oferecem uma variedade de oportunidades e, por isso, permitem satisfazer as necessidades de empresas, nomeadamente as PMEs, que procuram uma melhor eficiência na tomada de decisão, otimização de processos e alcance global. Sendo o tecido empresarial nacional e internacional constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas (PMEs), torna-se relevante analisar as razões que levam à adoção - ou resistência - destas tecnologias por este tipo de empresas. Contudo, os estudos sobre este tema são muito escassos. Daí surgir a necessidade da presente dissertação, que pretende desenvolver um modelo multicritério para a análise da adoção - ou da resistência - destas tecnologias em PMEs, possibilitando a identificação dos principais determinantes e condicionantes do sucesso deste tipo de adoção. Para o efeito, serão aplicadas metodologias de natureza construtivista, nomeadamente a "Nominal Group Technique" (NGT) e o método "DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory" (DEMATEL) em ambiente neutrosófico, com o intuito de auxiliar na estruturação e avaliação do problema. Mediante a aplicação das técnicas em duas sessões realizadas com um painel de especialistas com conhecimento e experiência na área, foi possível extrair resultados. De forma a aumentar a credibilidade do modelo desenvolvido, os resultados foram analisados e consolidados por um representante da COTEC. Deste modo, foi possível desenvolver um modelo transparente e completo que auxilia no processo de tomada de decisão neste domínio.
Digital technologies constitute tools that are increasingly attracting companies due to their unique characteristics. These technologies offer a variety of opportunities and allow companies, particularly small and medium-sized enterprises (SMEs), to meet their needs for better decision-making efficiency, process optimization, and global reach. Since the national and international business landscape is predominantly made up of SMEs, it becomes relevant to analyze the reasons that lead to the adoption - or resistance - of these technologies by such companies. However, studies on this topic are very scarce. Hence, the need arises for the present dissertation, which aims to develop a multi-criteria model for analyzing the adoption - or resistance - of these technologies in SMEs, enabling the identification of the main determinants and conditions for the success of such adoption. For this purpose, constructivist methodologies will be applied, namely the Nominal Group Technique (NGT) and the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) method in a neutrosophic environment, in order to assist in structuring and evaluating the decision problem at hand. By applying these techniques in two sessions held with a panel of experts with knowledge and experience in the area, results were obtained. To increase the credibility of the developed model, the results were analyzed and consolidated by an independent representative from COTEC. It was possible to develop a transparent and comprehensive model that assists in the decision-making process in this study domain.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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