Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3188
Autoria: Henriques, José
Data: Jul-2003
Título próprio: Avaliação em programas experimentais: perspectivas da "avaliação realista"
Número: 4
Paginação: 85-97
ISSN: 1645-3794
Palavras-chave: Programa de desenvolvimento
Avaliação
Metodologia
Resumo: As experiências de avaliação em programas experimentais com base em metodologias convencionais têm vindo a ser acompanhadas por uma insatisfação crescente. A procura de alternativas vai mobilizando cada vez mais esforços e a promoção da inovação coloca desafios específicos aos processos de avaliação. A «avaliação realista» constitui uma proposta de superação dessa insatisfação. A perspectiva que aqui se apresenta radica na experiência de avaliação no contexto de programas experimentais por parte do autor destas linhas. Trata-se de uma experiência que começou por se traduzir na tentativa de incorporação de alguns procedimentos de ordem epistemológica e metodológica tendo como referência o trabalho de Andrew Sayer no domínio do realismo «crítico» (A. SAYER, 1984). A experiência então desenvolvida serve de referência pessoal para o desenvolvimento da perspectiva que abaixo se deixa enunciada (j. M. HENRIQUFS,2001; 2000; 1994; 1993).
Experience of assessment in experimental programmes based on conventional methodologies has come to arouse increasing dissatisfaction The search for alternatives is increasingly attracting attention and the promotion of innovation poses specific challenges to the processes of assessment. «Realistic assessment» is a proposal intended to overcome this dissatisfaction. The perspective presented here is rooted in the author's experience of assessment within the context of experimental programmes. This experiment began by attempting to incorporate some epistemological and methodological procedures, taking as their reference the work of Andrew Sayer in the field of «critical» realism (A. Sayer, 1984). The experiment developed at the time serves as a personal reference for the development of the perspective outlined below (j. M. Henriques, 2001; 2000; 1994; 1993).
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2003_4_04.pdf2,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.