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http://hdl.handle.net/10071/3186
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Title: Desenvolvimento - um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria
Authors: Amaro, Rogério Roque
Keywords: Desenvolvimento -- conceito
Ciências sociais
Issue Date: Jul-2003
Publisher: Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Abstract: o conceito de desenvolvimento tem sido um dos mais importantes e polémicos nas Ciências Sociais. Mobilizador de vontades de mudança e de transformação das sociedades e dos indivíduos, tem servido também para avaliar e classificar o seu nível de progresso e bem-estar. Presente em várias áreas disciplinares, deu corpo a diversas teorias da mudança mas também galvanizou e avaliou práticas e intervenções. É, desse ponto de vista, um dos conceitos com mais possibilidades de alimentar diálogos (ou confusões) interdisciplinares e de estabelecer pontes ou rupturas entre a teoria e a prática. Nestes últimos 60 anos, e em particular nos últimos 30 anos, o conceito conheceu várias versões, tomando-se mais complexo e menos linear na sua concepção e aplicação. Essa complexidade foi enriquecida pela contribuição de várias disciplinas e pelas experiências de várias práticas, tornando-se, por seu turno, portadora de múltiplos desafios, quer no que se refere às abordagens interdisciplinares que exige, quer no que respeita às estratégias e aos métodos de intervenção que implica. Tomou-se, por isso, objecto de novas polémicas, mas também capaz de novas formulações e desafios e motivo de renovado interesse.
The concept of development has been one of the most important and polemical in the Social Sciences. Whilst it is widely considered to mobilise the will for change and transformation in both societies and individuals, it has also served to assess and classify their level of progress and well-being. Since the concept is present in various disciplines, it has produced different theories of change but has also been used to galvanise and assess practices and interventions. From this point of view, it is one of the concepts which is most able to engender dialogue (or confusion) between subject areas and to link or separate theory and practice. Over the last 60 years, and particularly the last 30 years, the concept has appeared in different versions, becoming more complex and less linear in how it is both conceived and applied. This complexity has been enriched by the contribution of several disciplines and by the experience provided by a variety of practices. This in turn has meant that it presents many challenges, both in terms of the interdisciplinary approach it requires and in terms of the strategies and methods of intervention it implies. For this reason, it has also become the object of new polemics, but it is also able to generate new formulations and challenges and to-motivate renewed interest.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/3186
ISSN: 1645-3794
Appears in Collections:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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