Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31847
Autoria: Monteiro, L.
Silva, C. S.
Ramos, C.
Camilo, C.
Editor: Eunice Magalhães
Lígia Monteiro
Maria Manuela Calheiros
Data: 2023
Título próprio: O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar
Volume: 6
Título e volume do livro: Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção
Paginação: 17 - 40
Referência bibliográfica: Monteiro, L., Silva, C. S., Ramos, C., & Camilo, C. (2023). O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar. In E. Magalhães, L. Monteiro, & M. M. Calheiros (Eds.). Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção (vol.6, pp. 17-40). Silabo. http://hdl.handle.net/10071/31847
ISBN: 9789895613038
Palavras-chave: Mães e pais
Estilos parentais
Eficácia e satisfação parental
Suporte social
Resumo: O presente estudo visou contribuir para um olhar sobre a parentalidade, além da típica análise centrada na mãe, incluindo na sua amostra o pai. Estudaram-se as relações entre a perceção de eficácia e satisfação parental, e os estilos de parentalidade, testando o papel moderador da satisfação com o suporte social. Participaram 371 mães e 279 pais (famílias nucleares), com crianças em idade pré-escolar. Para as mães, os resultados indicam o papel moderador significativo do suporte social (satisfação com os amigos e intimidade) na associação entre a satisfação parental e o estilo autoritativo. Para os pais, o papel moderador do suporte social (satisfação com os amigos) é significativo na associação entre eficácia parental e estilo autoritativo. Tanto para a mãe, como para o pai, verificou-se, ainda, que a maior perceção de eficácia parental está associada a níveis mais elevados de um estilo autoritativo, enquanto uma maior satisfação parental se encontra associada a níveis mais baixos de um estilo autoritário. Os resultados obtidos contribuem para informar o trabalho com mães e pais, baseado na evidência, considerando diferentes níveis de recursos com impacto numa parentalidade ajustada.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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