Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31379
Autoria: Caetano, P.
Mendes, M. M.
Pinheiro, S.
Mourão, S.
Candeias, P.
Editor: Maria Manuela Mendes
Data: 2023
Título próprio: Investigação em contexto escolar
Título e volume do livro: Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento
Paginação: 61 - 90
Referência bibliográfica: Caetano, P., Mendes, M. M., Pinheiro, S., Mourão, S., & Candeias, P. (2023). Investigação em contexto escolar. In M. M. Mendes (Eds.). Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento (pp. 61-90). Mundos Sociais. http://hdl.handle.net/10071/31379
ISBN: 878-989-8536-85-3
Resumo: Apesar de haver uma crescente presença de estudantes ciganos/as na escola pública, raramente as suas vozes são escutadas, nomeadamente, pouco se sabe sobre as suas experiências escolares. As famílias e, sobretudo, os pais também são raramente auscultados. Paralelamente, acresce que a pesquisa comparativa com outros jovens não-ciganos/as caracteriza-se por ser igualmente escassa (Bhopal e Myers, 2009; Zachos e Panagiotidou, 2019). Tendo em conta a literatura científica sobre as perceções dos/as professores/as perante os/as alunos/as ciganos/as, importa abordar de forma sucinta algumas premissas em que assentam alguns equívocos ou até falácias em torno da relação entre os/as ciganos/as e a escola. Primeiramente, e no que se refere ao insucesso escolar dos estudantes ciganos/as, as abordagens teóricas dividem-se basicamente em duas perspetivas: as que presumem que a desigualdade é desencadeada por características dos/as estudantes pertencentes a minorias (e dos seus pais e/ou comunidades), versus as que enfatizam as características institucionais e os discursos dominantes (Brüggemann e D’Arcy, 2017). Com efeito, várias pesquisas realizadas em contexto nacional (Mendes, Magano e Costa, 2020) e internacional evidenciam claramente que os/as professores/as tendem a desresponsabilizar-se pelos resultados escolares dos/as estudantes ciganos/as, transferindo essa responsabilidade para os/as próprios/as estudantes e para os seus pais. Todavia, quase nunca questionam ou colocam em causa fatores associados ao seu papel como professor/a (Gimenez Adelantado, Piasere e Liegeois, 2002; Pecek, Cuk e Lesar, 2008; Carmona Santiago et al., 2019).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

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