Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31044
Autoria: Profita, Ludovica Maria
Orientação: Perrone, Giovanni
Data: 20-Nov-2023
Título próprio: How the sustainable international agreements influence the green start-ups’ success: The probability of being acquired
Referência bibliográfica: Profita, L. M. (2023). How the sustainable international agreements influence the green start-ups’ success: The probability of being acquired [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31044
Palavras-chave: Sustainable agreements
Green start-ups
Start-ups´ success
Acordos sustentáveis
Empresas verdes em fase de arranque
Sucesso das empresas em fase de arranque
Resumo: In recent years, environmental sustainability has become an important issue and much attention has been focused on sustainable development, that was defined as a condition for development capable of "guaranteeing the satisfaction of the needs of the present generation without compromising the ability of future generations to realize their own" (Brundtland Report, Our Common Future). This leads companies to evaluate their business models based on sustainability criteria. Awareness to adopt sustainable practices has increased in view of climate agreements, particularly the Paris Agreement, has marked a turning point in the global landscape. Acquisition of sustainable start-ups could be a proxy for start-up success. This thesis wants to investigate the role of sustainability within the sustainable start-up acquisition market by considering regulatory changes on international treaties on sustainability and considering a panel dataset of 3715 companies extracted from Crunchbase and founded between 2010-2019. The results suggest that sustainability does not positively or negatively influence the likelihood of a start-up acquisition. Consequently, it was decided to study in detail the reasons that led to the acquisition of sustainable start-ups within the sample under examination. Downstream of the study, the results show that sustainability is a secondary factor when companies decide to acquire. In fact, entrepreneurs are driven by other motivations related to profit maximization, particularly to improve their efficiency in the market using new technologies, expansion into more promising markets, or consolidation of their position in the market.
Nos últimos anos, a sustentabilidade ambiental tornou-se uma questão importante e muita atenção tem sido focada no desenvolvimento sustentável, que foi definido como uma condição para o desenvolvimento capaz de "garantir a satisfação das necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de realizar as suas" (Brundtland Report, Our Common Future). Isso leva as empresas a avaliar seus modelos de negócios com base em critérios de sustentabilidade. A conscientização para a adoção de práticas sustentáveis aumentou em vista dos acordos climáticos, particularmente o Acordo de Paris, que marcou um ponto de virada no cenário global. A aquisição de start-ups sustentáveis pode ser um proxy para o sucesso das startups. Esta tese pretende investigar o papel da sustentabilidade no contexto do arranque sustentávelaumentar o mercado de aquisição considerando mudanças regulatórias em tratados internacionais sobre sustentabilidade e considerando um conjunto de dados em painel de 3715 empresas extraídas da Crunchbase e fundadas entre 2010-2019. Os resultados sugerem que a sustentabilidade não influencia positiva ou negativamente a probabilidade de aquisição de uma startup. Consequentemente, optou-se por estudar detalhadamente os motivos que levaram à aquisição de startups sustentáveis dentro da amostra em exame. A jusante do estudo, os resultados mostram que a sustentabilidade é um fator secundário quando as empresas decidem adquirir. De fato, os empreendedores são movidos por outras motivações relacionadas à maximização do lucro, particularmente para melhorar sua eficiência no mercado usando novas tecnologias, expansão para mercados mais promissores ou consolidação de sua posição no mercado.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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