Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31016
Autoria: Milheiro, João Pedro Gaspar
Orientação: Santos, Nuno
Data: 14-Dez-2023
Título próprio: Critics vs. audiences: The different opinions on the Marvel Cinematic Universe
Referência bibliográfica: Milheiro, J. P. G. (2023). Critics vs. audiences: The different opinions on the Marvel Cinematic Universe [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31016
Palavras-chave: Text mining
Movies
Critics
Audiences
Marvel Cinematic Universe
MCU
Análise de sentimentos -- Sentiment analysis
Mineração de texto
Filme -- Films
Críticos
Audiências
Universo Cinemático da Marvel
UCM
Resumo: This thesis delves into the persistent disparity between critics and audiences within the movie and TV industry. Focused on the "Marvel Cinematic Universe" Phase 4, comprising seventeen projects, including movies, TV shows, and special presentations, the study sought answers to three critical questions: Do audiences and critics exhibit varying opinions for distinct projects? Does audience sentiment shift across different platforms? What aspects do both groups prioritize when sharing their opinions? Extensive data collection and analysis revealed significant differences between audiences and critics in opinions, particularly concerning heroes, feelings, supporting characters, and miscellaneous aspects of the projects. Whereas the most that audiences disagreed with each other was in opinions regarding heroes. Moreover, the study identified distinct dimensions of disagreement, with "WandaVision" emerging as the project with the highest level of discrepancy either when comparing critics with audiences or audiences against each other. Regarding what each group considers more important when sharing their opinion, it is discovered that critics are more restrictive than audiences.
Esta tese investiga a disparidade persistente entre críticos e público na indústria do cinema e da televisão e na indústria televisiva. Centrado na Fase 4 do "Universo Cinematográfico Marvel", que inclui dezassete projetos, incluindo filmes, programas de televisão e apresentações especiais, o estudo procurou responder a três questões críticas: O público e os críticos apresentam opiniões diferentes para projetos distintos? O sentimento do público muda consoante as diferentes plataformas? Que aspetos é que ambos os grupos dão prioridade quando partilham as suas opiniões? A recolha e análise exaustivas de dados revelaram revelou diferenças significativas entre as opiniões do público e dos críticos, particularmente no que respeita heróis, sentimentos, personagens de apoio e aspetos diversos dos projetos. Enquanto os que os públicos mais discordaram entre si foi nas opiniões relativas aos heróis. Para além disso, o estudo identificou dimensões distintas de desacordo, com "WandaVision" a emergir como o projeto com o maior nível de discrepância, quer quando se comparam os críticos com o público ou o público entre si. Relativamente ao que cada grupo considera mais importante quando partilhar a sua opinião, verifica-se que os críticos são mais restritivos do que as audiências.
Designação do Departamento: Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Designação do grau: Mestrado em Métodos Analíticos para Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_gaspar_milheiro.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.