Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30915
Autoria: Marques, Diogo de Almeida
Orientação: Bhimjee, Diptes Chandrakante Prabhudas
Data: 15-Dez-2023
Título próprio: A recente inflação e os NPL's bancários: Um estudo de caso
Referência bibliográfica: Marques, D. de A. (2023). A recente inflação e os NPL's bancários: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30915
Palavras-chave: Non-Performing Loans (NPL)
Inflação -- inflation
Guerra na Ucrânia
Pandemia -- Pandemic
Política fiscal -- Fiscal policy
Política monetária -- Monetary policy
War in Ukraine
Resumo: A inflação, enquanto fenómeno macroeconómico, marcou presença em diversos períodos históricos, impactando significativamente as instituições financeiras, as empresas e as famílias. Tendo dito, desde o início da década de 20 do século presente, o facto é que ocorrências fora do comum promoveram uma instabilidade económica de tal forma expressiva que originou mais um contexto inflacionista, o qual perdura até aos dias de hoje. Em primeira instância, foram analisados os contextos de pandemia, guerra e a política monetária adotada pelo BCE, procurando-se averiguar o seu impacto no agravar da inflação e a possibilidade de se entrar numa conjuntura inflacionista com recessão. Todavia, os principais objetivos desta dissertação passavam por compreender as implicações desta conjuntura no serviço de dívida das empresas e nos níveis de NPL das instituições financeiras e, caso se materializasse, quais as medidas mais pertinentes a implementar para atenuar os efeitos da mesma nos níveis de NPL. A amostra da investigação agrega um total de seis entrevistas: três realizadas a personalidades ligadas a empresas de determinados setores afetados pelo cenário atual; as restantes três a personalidades ligadas à banca. Os resultados obtidos demonstram evidências de consensualidade, na medida em que um cenário inflacionista com recessão implicaria uma redução da capacidade de serviço de dívida das empresas e um acréscimo dos níveis de NPL. Quanto às medidas a implementar, enquanto no setor empresarial é enfatizada a digitalização, inovação e fiscalidade, no setor bancário destacam-se a promoção da diversidade das carteiras de empréstimos e de maior controlo para conceder crédito.
Inflation, as a macroeconomic phenomenon, has been present in several historical periods, significantly impacting financial institutions, companies and families. Having said that, since the beginning of the 20s of the present century, the fact is that unusual occurrences have promoted economic instability of such a significant extent that it has originated yet another inflationary context, which persists to this day. In the first instance, the contexts of pandemic, war and the monetary policy imposed on the ECB were analyzed, seeking to ascertain their impact on the worsening of inflation and the possibility of entering an inflationary situation with recession (stagflation scenario). The main objectives of this Dissertation are to understand the implications of this situation on the companies’ debt service and the NPL levels of financial institutions and, if it would materialize, which are the most pertinent policy measures to implement in order to mitigate its effects on the levels of NPL. The investigation’s sample includes a total of six interviews: three were carried out to professionals linked to companies of certain sectors affected by the current scenario; the remaining three to professionals linked to banking. The findings obtained demonstrate evidence of consensuality, as an inflationary scenario coupled with a recession would imply a reduction in companies’ debt service capacity and an increase in NPL levels. Regarding the implementation measures, while in the business sector digitalization, innovation and supervision are emphasized, in the banking sector the promotion of diversity in loan portfolios and greater control over financing stands out.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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