Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30871
Autoria: Marques, Rita Lopes
Orientação: Laureano, Raul Manuel da Silva
Data: 12-Dez-2023
Título próprio: Implementação de um dashboard para monitorização e controlo das atividades de manutenção numa empresa prestadora de serviços
Referência bibliográfica: Marques, R. L. (2023). Implementação de um dashboard para monitorização e controlo das atividades de manutenção numa empresa prestadora de serviços [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30871
Palavras-chave: Manutenção
KPI
Performance
Dashboard
Maintenance
Resumo: O bom funcionamento de instalações como hospitais, centros comerciais e fábricas depende fortemente da realização diligente e atempada das atividades de manutenção. No entanto, um problema generalizado que frequentemente aflige estes estabelecimentos é a falta de monitorização das suas atividades de manutenção de uma forma clara e rápida. Esta deficiência na supervisão contribui para ineficiências nas equipas de manutenção ou até interrupções em tarefas de manutenção críticas, podendo comprometer o bom funcionamento do negócio do cliente. Neste contexto, a presente dissertação assenta no desenvolvimento de um dashboard operacional para a área da manutenção, com aplicação na upK – Gestão de Facilities e Manutenção, uma empresa prestadora de serviços de facilities management (FM) e manutenção. Selecionaram-se vinte e cinco indicadores-chave de desempenho (KPI) com recurso à realização de uma revisão sistemática da literatura (RSL), adaptada do PRISMA. A seleção da literatura teve por base um conjunto de critérios de exclusão e inclusão que permitiram obter doze artigos relacionados com a temática de indicadores na manutenção. Para construção do dashboard utilizou-se a ferramenta Power BI que reflete os KPI selecionados não só pela literatura, mas também, com auxílio de especialistas da empresa. As etapas da metodologia aplicadas ao caso de estudo na empresa upK, que resultaram no desenvolvimento da ferramenta de visualização, assentaram no CRISP-DM. Esta dissertação permite conhecer um conjunto de KPI relevantes na monitorização das atividades de manutenção, bem como oferecer um modelo de dashboard a ser incorporado na empresa. Contribui, também, para validar a adequabilidade da metodologia CRISP-DM a projetos de desenvolvimento de dashboards.
The smooth running of facilities such as hospitals, shopping centers and factories depends heavily on diligent and timely maintenance activities. However, a widespread problem that often afflicts these establishments is the lack of clear and rapid monitoring of their maintenance activities. This deficiency in supervision contributes to inefficiencies in maintenance teams or even interruptions in critical maintenance tasks, which can jeopardize the smooth running of the client's business. In this context, this dissertation is based on the development of an operational dashboard for the maintenance area, to be applied at upK - Gestão de Facilities e Manutenção, a company that provides facilities management (FM) and maintenance services. Twenty-five key performance indicators (KPIs) were selected using a systematic literature review (SLR) adapted from PRISMA. The selection of literature was based on a set of exclusion and inclusion criteria which resulted in twelve articles about indicators in maintenance. The dashboard was built using the Power BI tool, which reflects the KPIs selected not only from the literature, but also with the help of company experts. The stages of the methodology applied to the case study at the upK company, which resulted in the development of the visualization tool, were based on CRISP-DM. This dissertation provides a set of relevant KPIs for monitoring maintenance activities, as well as offering a dashboard model to be incorporated into the company. It also helps to validate the suitability of the CRISP-DM methodology for dashboard development projects.
Designação do Departamento: Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Designação do grau: Mestrado em Métodos Analíticos para Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rita_lopes_marques.pdf
  Restricted Access
2 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.