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http://hdl.handle.net/10071/30669
Autoria: | Frías Molina, Gerardo Javier |
Orientação: | Kalakou, Sofia |
Data: | 5-Dez-2023 |
Título próprio: | Urban Air Mobility impact assessment |
Referência bibliográfica: | Frías Molina, G. J. (2023). Urban Air Mobility impact assessment [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30669 |
Palavras-chave: | Smart Cities Urban Air Mobility Risk management Drone -- Drone Sustentabilidade -- Sustainability Cidades inteligentes Mobilidade Aérea Urbana Gestão do risco |
Resumo: | Urban Air Mobility (UAM) is a rapidly emerging field that involves the use of electric aircraft,
such as drones, to provide transportation and other type of services within urban areas. With the
increasing deployment of unmanned aerial vehicles (UAVs) in urban areas, there are growing
concerns about the potential risks associated with their operations. This thesis begins providing an
overview of UAM and its potential benefits, including the reduction of traffic congestion,
improving air quality, and enhancing overall transportation efficiency. A composite risk matrix
combined with a smart city framework is presented as a methodology to explore four different
applications of drones under the mobility, logistics, surveillance services and medical use and
presents the feasibility and potential risks for each application.
Finally, the results of this thesis reveal which of the four different applications has the highest risk
of implementation and under which category of risk. Overall, this study aims to contribute to the
development of a safer and more secure environment for drone operations in smart cities. A Mobilidade Aérea Urbana (UAM) é um campo emergente que envolve o uso de aeronaves elétricas, como drones, para fornecer transporte e outros tipos de serviços em áreas urbanas. Com a crescente implantação de veículos aéreos não tripulados (UAV) em áreas urbanas, existem preocupações crescentes sobre os riscos potenciais associados às suas operações. Esta tese começa mostrando uma visão geral do UAM e seus benefícios potenciais, incluindo a redução do congestionamento do tráfego, a melhoria da qualidade do ar e o aumento da eficiência geral do transporte. Uma matriz de risco combinada com a estrutura duma cidade inteligente é apresentada como uma metodologia para explorar quatro aplicações diferentes de drones nos domínios da mobilidade, logística, serviços de vigilância e uso medico e apresenta a viabilidade e os riscos potencias para cada aplicação. Finalmente, os resultados desta tese revelam qual das quatro diferentes aplicações apresenta o maior risco de implementação e em que categoria de risco. No geral, este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro e protegido para operações de drones em cidades inteligentes. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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