Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30618
Autoria: Batista, Diogo Miguel Francisco
Orientação: Lapa, Tiago
Data: 14-Dez-2023
Título próprio: O papel das redes sociais online na criação do primeiro unicórnio Português: Caso Farfetch
Referência bibliográfica: Batista, D. M. F. (2023). O papel das redes sociais online na criação do primeiro unicórnio Português: Caso Farfetch [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30618
Palavras-chave: Comércio eletrónico -- E-commerce
Redes sociais online
Facebook
Youtube
Moda de luxo
Farfetch
Online social networks
Luxury fashion
Resumo: A criação da internet, revolucionou a comunicação nos seus diversos aspetos, marcando a era das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Existiram vários momentos cruciais ao longo da sua evolução. A Web 2.0 criada em 2004, protagonizou um desses momentos, tornando as plataformas online cruciais para a transição de organizações para o ambiente digital, remodelando estratégias comunicacionais. Nesse contexto, as empresas adotaram uma comunicação bidirecional, priorizando o consumidor, fazendo com que as redes sociais online ganhassem bastante proeminência. A Farfetch, posiciona-se em 2008 na moda de luxo online, inovando na experiência de compra, alinhando-se com o novo paradigma digital. A presente pesquisa, no âmbito do Mestrado em Gestão de Novos Media, busca compreender o papel do Facebook e do Youtube no crescimento da Farfetch, enquanto primeiro unicórnio português. Para alcançar os objetivos de pesquisa definidos foi delineada uma estratégia metodológica que utilizou uma abordagem mista que envolveu a recolha de dados secundários e de dados primários com a aplicação de um questionário. A dissertação visa fornecer um contributo para a compreensão um pouco mais aprofundada do impacto das redes sociais online no sucesso da Farfetch, explorando como as estratégias digitais e as interações nessas plataformas contribuíram para a sua liderança global no mercado de luxo online.
The creation of the internet revolutionized communication in its various aspects, marking the era of Information and Communication Technologies (ICT). There have been several crucial moments in its evolution. The Web 2.0, created in 2004, was one of them. Online platforms have become crucial to the transition of organizations to the digital environment, reshaping communication strategies. In this context, companies have adopted two-way communication strategies, prioritizing the consumer, making online social networks very prominent. In 2008, Farfetch positioned itself in online luxury fashion, innovating in the shopping experience and aligning itself with the new digital paradigm. The present research, within the scope of the Master's degree in New Media Management, seeks to further understand the role of Facebook and Youtube in the growth of Farfetch, as the first Portuguese unicorn. In order to achieve the defined research objectives, a methodological strategy was outlined using both secondary and primary data, through the employment of a survey.The present dissertation aims to contribute to an in-depth understanding of the impact of online social networks on Farfetch success, exploring how digital strategies and interactions on these platforms have paved the way to its global leadership in the online luxury market.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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