Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3061
Autoria: Figueiredo, Ana Sofia Saraiva
Orientação: Raposo, Clara
Data: 2009
Título próprio: Initial public offering - underpricing: o caso da empresa Martifer
Referência bibliográfica: FIGUEIREDO, Ana Sofia Saraiva - Initial public offering - underpricing: o caso da empresa Martifer [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3061>.
Palavras-chave: Oferta Pública de Venda (OPV)
Underpricing
Martifer
Bancos de investimento
Initial Public Offering (IPO)
Investment bank
Resumo: A sobrevalorização dos IPO’s após a entrada em Bolsa é um tema que desperta desde há muito o interesse de académicos e investidores mais informados. São diversos os estudos e explicações que surgem para justificar o facto das empresas muitas vezes se sujeitarem a colocar as suas acções no mercado a um preço substancialmente inferior ao que os investidores estariam dispostos a pagar. Neste Caso, para além de se analisar o underpricing aplicado à Martifer, pretende-se ao mesmo tempo entender a decisão das empresas em proceder à abertura do seu capital ao público em geral e explanar as vantagens e desvantagens que advêm desta operação. Este trabalho enuncia também as diversas exigências e procedimentos que esse “passo” acarreta para uma Empresa. A escolha da Martifer, teve como intuito compreender o percurso que as empresas que têm a pretensão de alcançar o sucesso e marcar a diferença nas suas áreas de negócio, devem prosseguir de modo a alcançar esses mesmos objectivos. Esse trajecto passa nomeadamente pela expansão das suas áreas de negócio, pela internacionalização e muitas vezes pelo recurso ao mercado de capitais. Com a elaboração deste Caso, concluiu-se que apesar do underpricing ser uma realidade, esta performance inicial não explica o desempenho que se vem a verificar no longo prazo.
The over-valuation of the IPO’s, after admittance to the market constitutes a theme of high interest to academics and to the most informed investors. There are several studies and explanations which try to justify the fact that companies, many times face the placement of its shares in the market for a substantially lower price than the one the investors would be willing to pay. In this Case Study we will analyse the underpricing of Martifer and at the same time, we will try to understand the company’s decision to open its share capital to the public and explain the advantages and disadvantages that rise from this operation. This work also states the several requirements and procedures which the company is bound to fulfil in order to make such a step. The choice of using Martifer for this Case Study, was made for the purpose of allowing the understanding of the path that companies which want to achieve success and make the difference on their business areas have to undertake in order to reach their goals. Such path generally involves the expansion of its business lines, internationalization and in most cases, the resource of the capital market. The execution of this study allowed us to conclude that, even though underpricing is a reality, the share’s initial performance does not explain is long term performance.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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