Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30371
Autoria: Mauritti, Rosário
Pintassilgo, Sónia
Belchior-Rocha, Helena
Saleiro, Sandra Palma
Mendes, Jéssica
Data: 2023
Título próprio: Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território português
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 47
Paginação: 176-192
Referência bibliográfica: Mauritti, R., Pintassilgo, S., Belchior-Rocha, H., Saleiro, S. P., & Mendes, J. (2023). Desafios ao planeamento dos territórios suburbanos: O planeamento do desenvolvimento territorial na Amadora. CIDADES, Comunidades e Territórios, (47), 176-192. https://doi.org/10.15847/cct.30825
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.15847/cct.30825
Palavras-chave: Mobilidade internacional por motivos de estudo
Instituições de Ensino Superior
Estudantes estrangeiros
CPLP
Distribuição territorial
Higher Education Institutions
Sustainability of the territories
CPLP rankings
Diversification of educational offer
Resumo: O estudo analisa o posicionamento de Portugal nos fluxos de mobilidade internacional por motivos de estudo, num processo que se constrói e consolida, sobretudo, no âmbito dos acordos de cooperação da CPLP. O objetivo é identificar os perfis e características dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal, sobretudo os provenientes de países da CPLP, detalhar os fluxos e as proveniências, bem como a sua distribuição pelas instituições de ensino superior e pelo território nacional, discutindo os potenciais benefícios da sua integração para as diferentes tipologias de instituições/territórios. O estudo recorre a dados oficiais de natureza censitária produzidos pela DGEEC, relativos a 2012-2021. A análise demonstra a presença crescente de estudantes internacionais nas IES portuguesas, num processo facilitado pela alteração do quadro institucional no âmbito dos acordos de cooperação. No elenco de razões para a adesão das IES a essa tendência, assinalam-se quer as possibilidades de captação de novos recursos financeiros através das prestações de propinas, quer elementos simbólicos de prestígio das IES nos rankings nacionais e internacionais, além do potencial de dinamismo e inovação que resulta da confluência no campus das IES de estudantes com referenciais de experiência e orientações culturais diferenciadas. No artigo evidencia-se também a relevância da procura internacional para o reforço da oferta de ensino superior hoje em funcionamento nas diferentes áreas de educação e ciclos de estudo, incluindo nas regiões com menor capacidade de atração de estudantes nacionais.
The study analyses the positioning of Portugal in the international mobility flows for study purposes, in a process built and consolidated mainly in the scope of the CPLP cooperation agreements. The aim is to identify the profile and characteristics of foreign students attending higher education in Portugal, especially those coming from CPLP countries, to detail the flows and origins, as well as their distribution across higher education institutions and the national territory, discussing the potential benefits of their integration for the different types of institutions/territories. The study is based on official census data produced by DGEEC for the years 2012-2021. The analysis shows the adherence of Portuguese Higher Education Institutions (HEI) to the recruitment of international students, a process facilitated by the change in the institutional framework under the cooperation agreements. In the list of reasons for this adhesion, it is pointed out both the possibilities of attracting new financial resources through the payment of tuition fees, as well as symbolic elements of prestige of the HEI in the national and international rankings, besides the potential for dynamism and innovation that results from the confluence on the HEI campus of students with differentiated references of experience and cultural orientations. The article also highlights the relevance of international demand to strengthen the supply of higher education currently in operation in the different areas of education and study cycles, including in regions with less capacity to attract national students..
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl30371.pdf681,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.