Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30309
Autoria: Sousa, Maria Inês
Orientação: Santos, Luís
Ávila, Patrícia
Data: 6-Dez-2023
Título próprio: O contributo da animação sociocultural no desenvolvimento pessoal e social de idosos em contexto de Centro de Dia
Referência bibliográfica: Sousa, M. I. (2023). O contributo da animação sociocultural no desenvolvimento pessoal e social de idosos em contexto de Centro de Dia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30309
Palavras-chave: Envelhecimento Aging
Animação sociocultural -- Sociocultural animation
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Educação não formal -- Non-formal education
Resumo: Vivemos atualmente num mundo envelhecido, no qual observamos o declínio das taxas de fecundidade e natalidade enquanto, por outro lado, observamos simultaneamente o aumento da esperança média de vida, dada a evolução nos cuidados de saúde e qualidade de vida, assim como o aumento do acesso à informação e educação, cuidados nutricionais, entre outros. Os aumentos progressivos das taxas de envelhecimento da população obrigaram os países a criarem medida políticas, de forma a responder às necessidades da população. Nesse sentido, foram estruturadas várias respostas sociais entre elas o Centro de Dia. Os Centros de Dia visam proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas idosas, através da resolução das suas necessidades básicas, como também necessidades socioculturais, psicológicas, entre outras. Tudo isto contribui para manutenção destes indivíduos nos seus domicílios e no seio familiar, potenciando a participação e integração na sociedade. Este estudo consiste num estudo de caso que conta com uma amostra de 21 participantes. A problemática parte do questionamento da contribuição das atividades socioculturais para o bem-estar da população idosa, em contexto de Centro de Dia na compreensão dos seus efeitos. A Animação Sociocultural é uma área de intervenção de ocupação dos tempos livres, promovendo a aprendizagem ao longo da vida através de diversas dinâmicas, sejam elas culturais, físicas, psicológicas, socias, etc. No que diz respeito às suas conclusões, conclui-se que o Centro de Dia pode ser um promotor do desenvolvimento físico, social e cognitivo de idosos, através do leque diversificado de dinâmicas socioculturais e que sem a presença, tanto das funcionárias, como da animadora os utentes não se sentiriam ativos, estimulados e, principalmente, válidos.
We are currently living in an ageing world, in which we see a decline in fertility and birth rates while, on the other hand, we simultaneously see an increase in average life expectancy, given the evolution in health care and quality of life, as well as increased access to information and education, nutritional care, among others. The progressive increase in the ageing population has forced countries to create political measures in order to respond to the needs of the population. To this end, various social responses have been structured, including the Day Centre. Day Care Centers aim to provide elderly people with a better quality of life by meeting their basic needs, as well as their socio-cultural, psychological and other needs. All of this contributes to keeping these individuals at home and within their families, allowing them to participate and integrate into society. This study consists of a case study with a sample of 21 participants in which the problem starts from the contribution of socio-cultural activities to the well-being of the elderly population, in the context of the Day Center and what their effects are. Socio-cultural Animation is an area of intervention for occupying leisure time, promoting lifelong learning through various dynamics, be they cultural, physical, psychological, social, etc. Concluding, the Day Centre can be a promoter of the physical, social and cognitive development of the elderly, through a diverse range of socio-cultural dynamics, and that without the presence of both the staff and the animator, users would not feel active, stimulated and, above all, valid.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_peres_sousa.pdf757,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.