Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30305
Autoria: Moreira, Luana Tarouca
Orientação: Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga
Data: 21-Nov-2023
Título próprio: The writing is on the wall: The impact of street art on environmental consciousness
Referência bibliográfica: Moreira, L. T. (2023). The writing is on the wall: The impact of street art on environmental consciousness [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30305
Palavras-chave: Street art
Environmental consciousness
Emoção -- Emotion
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Arte urbana -- Urban art
Consciencialização ambiental
Resumo: The urgency for sustainable development has been increasing globally in recent years. In parallel, street art has emerged as a powerful creative instrument to raise awareness, promote sustainability, and emotionally engage diverse audiences. There is, however, a considerable research gap in understanding the impact of street art. With this dissertation, we sought to investigate this impact through an experimental design with 155 participants. Using an online survey, we exposed two groups to 15 street art images related to environmental vs. social themes. The sample, which was mainly female and Portuguese, ranged in age from 18 to 69. Subsequently, analyses of covariance were carried out, treating the group as the independent variable, and dependent variables, reflection on the SDGs, environmental and social consciousness and emotional responses of valence, arousal, fear, and hope. Participants' interest in street art was used as a covariate due to its’ link with the dependent variables. The results revealed that street art images have similar abilities to foster environmental and social consciousness, while emotional responses varied between themes, with social street art evoking more hope and environmental street art inducing more fear. Individual interest in street art proved to be significantly associated with participants’ emotional and cognitive responses. Overall, this study contributes to the SDGs of the 2030 Agenda by highlighting the role of emotions in climate communication and mobilization strategies through street art for global challenges. It further provides recommendations for future studies.
A urgência para um desenvolvimento sustentável tem crescido globalmente nos últimos anos. Paralelamente, a arte urbana tem surgido como um instrumento criativo para aumentar a consciencialização, promover a sustentabilidade e envolver emocionalmente diversos públicos. Existe, porém, uma lacuna na investigação face à compreensão do impacto da arte urbana. Com esta dissertação, procurámos investigar este impacto através de um desenho experimental com 155 participantes. Com recurso a um inquérito online, expusemos dois grupos a 15 imagens de arte urbana relacionadas com os temas ambiental vs. social. A amostra, maioritariamente feminina e portuguesa, abrangeu idades entre os 18 e 69 anos. Foram realizadas análises de covariância, tratando o grupo como a variável independente, e variáveis dependentes, a reflexão acerca dos ODS, a consciência ambiental e social, e respostas emocionais de valência, ativação, medo, esperança. O interesse dos participantes por arte urbana foi usado como covariável atendendo à sua relação com as variáveis dependentes. Os resultados revelaram que as imagens de arte urbana possuem capacidades semelhantes em fomentar a consciência ambiental e social, enquanto as respostas emocionais variaram entre os temas, com a arte urbana social a evocar mais esperança e a arte ambiental a induzir mais medo. O interesse individual por arte urbana demonstrou estar significativamente associado com as respostas emocionais e cognitivas dos participantes. Este estudo contribui para os ODS da Agenda 2030, destacando o papel das emoções na comunicação climática e nas estratégias de mobilização através da arte urbana para os desafios globais. Providencia ainda recomendações para estudos futuros.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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