Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30268
Autoria: Azevedo, Diogo Pereira
Orientação: Saldanha, José Luís Possolo de
Guerreiro, Maria Rosália Palma
Data: 22-Nov-2023
Título próprio: Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Freixo de Espada à Cinta: A estruturação da rede viária como elemento distribuidor da paisagem
Referência bibliográfica: Azevedo, D. P. (2023). Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Freixo de Espada à Cinta: A estruturação da rede viária como elemento distribuidor da paisagem [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30268
Palavras-chave: Freixo de Espada à Cinta
Trás-os-Montes
Vias de comunicação
Estradas Romanas
Mala-Posta
Caminhos de Ferro
Communication routes
Roman roads
Stagecoach
Railway lines
Resumo: O presente trabalho procura explorar a rede viária como elemento estruturante da paisagem, através da análise sobre exemplos concretos em território nacional. Surgem, também, como elementos complementares ao Projeto de Arquitetura, dois assuntos simbióticos. O primeiro, geográfico, pretende estudar a região e as suas características naturais, enquanto o segundo, viário, que visa compreender a história dos acontecimentos viários em território nacional, e o modo de construir ligações terrestres. Associada à análise viária – com base em fontes primárias e secundárias – a investigação incide ainda sobre duas estradas nacionais, que atravessam todo o território em estudo, e intersetam próximo da antiga Estação ferroviária da Linha do Sabor de Freixo de Espada à Cinta, situada no limite noroeste do respetivo município. O projeto desenvolvido, este dividir-se-á em três etapas – a primeira, compreende a reabilitação da antiga Estação e o desenvolvimento da albergaria adjacente; a segunda, pretende reestruturar a central de camionagem da empresa Santos Viagens e Turismo; a última parte encontra-se anexada à estação rodoviária proposta, isto é, uma torre de observação do território.
This written work aims to explore the role of road networks as a structural component of landscapes, doing so through the analysis of tangible examples spread across domestic territory. Additionally, two distinctive, yet symbiotic, elements further substantiate the relevant Architecture Project. The first – geographic in nature – aims to study the region and its natural characteristics, whilst the second – pertaining to road space – strives to perceive the history of road systems in Portugal, related developments, and the construction methods used to establish land connections. In connection with the analysis of the relevant road systems – and duly backed by primary and secondary sources – research efforts too focus on two particular national roads. These span the entirety of the territory studied herein and intersect close to the Sabor line’s old railway station of Freixo de Espada à Cinta – located at the northwest edge of the corresponding municipality. The Project, itself, may be divided into three parts, or stages: the first one covers the renovation of the old railway station, as well as the development of its adjacent lodge; the second one, the restructuring of the bus station helmed by Santos Viagens e Turismo; and the last one, the construction of a watch-tower – annexed to the newly proposed railway station –, which would overlook the surrounding area.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_pereira_azevedo_a.pdfvertente teórica21,18 MBAdobe PDFVer/Abrir
master_diogo_pereira_azevedo_b.pdfvertente gráfica68,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.