Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30139
Autoria: Baán, Réka
Orientação: Rodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro
Data: 20-Jul-2023
Título próprio: Look what you made me do: Social media influencers' impact on medical travel decisions
Referência bibliográfica: Baán, R. (2023). Look what you made me do: Social media influencers' impact on medical travel decisions [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30139
Palavras-chave: Medical tourism
Social media influencers
Cosmetic procedures
Turismo médico
Mídias sociais influenciadores
Procedimentos cosméticos
Resumo: Medical tourism is a niche sector of tourism that involves traveling to a different country to engage in medical treatment or procedure. As in many other industries, social media influencers are also becoming essential players in the tourism industry. Since many influencers utilize image-based platforms such as Instagram, cosmetic procedures are often encountered on social media by Millennials and Generation Z. Therefore, this study examines the effect social media influencers have on the intent to engage in medical tourism, specifically cosmetic procedures. This thesis is essential to providing a complete image of the factors influencing Millennials and Gen Z’s attitudes and perceptions about medical tourism for cosmetic procedures. A qualitative method was chosen; semi-structured interviews were conducted to understand the depth of the subject in its entirety. Interviews were conducted with Generation Z and Millennials from different nationalities and experiences with cosmetic procedures to gather sufficient and diverse perspectives on the topic. The Leximancer program identified the factors influencing Millennials and Generation Z’s intent as 1) procedures, 2) social, 3) information, 4) surgery, 5) money, and 6) place. Findings suggested a difference between Generation Z and Y; specifically, the latter found money and information more critical, while Generation Z was more concerned about the social aspects and the surgery. As a result, the practical and theoretical contributions related to the existing literature about influencing factors in travel decisions and the effects of social media on engaging in cosmetic procedures.
O turismo médico é um setor de nicho do turismo que envolve viajar para um país diferente para se envolver em tratamento ou procedimento médico. Como em muitos outros setores, os influenciadores de mídia social também estão se tornando atores essenciais na indústria do turismo. Como muitos influenciadores utilizam plataformas baseadas em imagens, como o Instagram, os procedimentos cosméticos são frequentemente encontrados nas mídias sociais por Millennials e Geração Z. Portanto, este estudo examina o efeito que os influenciadores de mídia social têm na intenção de se envolver em turismo médico, especificamente procedimentos cosméticos. Esta tese é essencial para fornecer uma imagem completa dos fatores que influenciam as atitudes e percepções da geração do milênio e da geração Z sobre o turismo médico para procedimentos cosméticos. Foi escolhido um método qualitativo; entrevistas semiestruturadas foram realizadas para compreender a profundidade do assunto em sua totalidade. Foram realizadas entrevistas com Geração Z e Millennials de diferentes nacionalidades e experiências com procedimentos cosméticos para reunir perspectivas suficientes e diversas sobre o tema. O programa Leximancer identificou os fatores que influenciam a intenção dos Millennials e da Geração Z como 1) procedimentos, 2) social, 3) informação, 4) cirurgia, 5) dinheiro e 6) lugar. Os resultados sugeriram uma diferença entre a Geração Z e a Geração Y; especificamente, este último considerou o dinheiro e a informação mais críticos, enquanto a Geração Z estava mais preocupada com os aspectos sociais e a cirurgia. Como resultado, as contribuições práticas e teóricas relacionadas à literatura existente sobre fatores de influência nas decisões de viagem e os efeitos das mídias sociais no engajamento em procedimentos cosméticos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Erasmus Mundos em Desenvolvimento de Turismo e Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_reka_baan.pdf912,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons