Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29937
Autoria: Alexandre, Bruna Moreira Costa
Orientação: Veloso, Luísa
Data: 3-Nov-2023
Título próprio: A conciliação da vida pessoal com a vida profissional de mulheres em cargos de liderança no ensino superior
Referência bibliográfica: Alexandre, B. M. C. (2023). A conciliação da vida pessoal com a vida profissional de mulheres em cargos de liderança no ensino superior [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29937
Palavras-chave: Relação trabalho-família -- Work-family relationship
Género
Vida familiar -- Familiar life
Vida profissional -- Professional life
Liderança
Ensino superior -- Higher education
Estereótipo
Gender
Leadership
Stereotypes
Resumo: Esta dissertação pretende analisar as perceções de mulheres em cargos de liderança no Ensino Superior acerca da conciliação da vida pessoal com a vida profissional, e se estas se foram alterando ao longo da carreira profissional. Além disto, pretende também compreender a influência dos estereótipos de género nessas mesmas perceções, em particular na distribuição de tarefas domésticas e de tarefas de prestação de cuidados à família e nos processos de progressão na carreira. De forma a concretizar estes objetivos, optou-se pela utilização do método de recolha de dados de carácter intensivo de cariz qualitativo, baseado na realização e análise de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados da investigação apontam para as seguintes perceções: (1) as tarefas domésticas e as tarefas de prestação de cuidados à família tendem a ser partilhadas, quer com companheiros, quer com outros membros da família, incluindo pais e/ou filhos/as, quer com ajudas externas; (2) a conciliação da vida pessoal com a vida profissional das mulheres em cargos de liderança é influenciada pelas responsabilidades domésticas e familiares, particularmente quando os/as filhos/as são mais novos; (3) a maioria das entrevistadas não considera que os estereótipos de género influenciem as suas carreiras profissionais ou as suas vidas pessoais.
This dissertation aims to analyze the perceptions of women in leadership positions in higher education regarding the balance between their personal and professional lives and whether these perceptions have changed over the course of their professional careers. Additionally, it seeks to understand the influence of gender stereotypes on these perceptions, particularly in the distribution of household tasks and family caregiving responsibilities, as well as in career progression processes. To achieve these objectives, an intensive qualitative data collection method was chosen, involving the conduct and analysis of semi-structured interviews. The primary findings of the research point towards the following perceptions: (1) domestic tasks and caregiving responsibilities are often shared, either with partners, other family members, including parents and/or children , as well as with external assistance; (2) the balance between personal and professional life for women in leadership roles is influenced by domestic and familial responsibilities, particularly when the children are younger; (3) the majority of the interviewees do not perceive gender stereotypes as influential factors in their professional careers or personal lives.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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