Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29919
Autoria: Pratas, Marta Rodrigues de Oliveira
Orientação: Sequeira, Isabel Rita Soromenho Silva
Data: 27-Nov-2023
Título próprio: Motivação e desenvolvimento da força de vendas na indústria farmacêutica através de uma estratégia de gamification
Referência bibliográfica: Pratas, M. R. de O. (2023). Motivação e desenvolvimento da força de vendas na indústria farmacêutica através de uma estratégia de gamification [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29919
Palavras-chave: Gamificação -- Gamification
Motivação
Equipa comercial
Indústria farmacêutica -- pharmaceutical industry
Formação e motivação
Motivation
Sales force
Training motivation
Resumo: O presente estudo dedicou-se a analisar de forma teórica e empírica a implementação de uma estratégia de gamificação no processo de aprendizagem de equipas comerciais, em particular nas equipas comerciais da Indústria Farmacêutica. Para isto aplicou-se uma dinâmica gamificada na Reunião de Ciclo para a equipa comercial, após a apresentação técnico-científica dos conteúdos relativos ao produto e à estratégia do ciclo. De modo a aferir o impacto da gamificação na motivação das equipas comerciais, foram analisados dados quantitativos e qualitativos, através de um questionário anónimo em Google Forms, e entrevistas pessoais estruturadas. Conclui-se que houve aceitação por parte desta população das ferramentas gamificadas para facilitar o processo de aprendizagem e consolidação de conteúdos.
The present study was dedicated to analyzing theoretically and empirically the implementation of a gamification strategy in the learning process of commercial teams, particularly in commercial teams from the Pharmaceutical Industry. For this, a gamified dynamic was applied in the Cycle Meeting for the commercial team, after technical-scientific presentation of content related to the product and the cycle strategy. To assess the impact of the experience on the motivation of commercial teams, quantitative and qualitative data were analyzed, using an anonymous questionnaire in Google Forms, and structured personal interviews. Is was concluded that there was acceptance by this population of the gamified tools to facilitate their learning process and content consolidation.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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