Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29800
Autoria: Pedro, Patrícia Isabel Gomes da Silva
Orientação: Silva, Ana Junça
Data: 25-Out-2023
Título próprio: The impact of client microaggressions on emotional exhaustion and well-being of the worker
Referência bibliográfica: Pedro, P. I. G. da S. (2023). The impact of client microaggressions on emotional exhaustion and well-being of the worker [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29800
Palavras-chave: Microagressão Microaggression
Neuroticism
Health
Saúde mental -- Mental health
Negative affect
Diary study
Neuroticismo
Saúde
Afeto negativo
Estudo diário
Resumo: Microaggressions are subtle statements, often involuntary, behaviors that convey prejudice or stereotypes towards a specific social group. Even though microaggressions have been found to negatively affect employees’ behaviors, the investigation has only focused on microaggressions towards minorities. Relying on the affective events theory, we thereby argue that microaggressions are a set of affective events that trigger negative affect and impair employees’ mental health. Further, we also suggest that neuroticism - a trait linked to high levels of anxiety, worry, and emotional sensitivity - will moderate the indirect relationship between microaggressions and health (vitality and mental health) via experiences of negative affect. To do so, a daily diary study was conducted over five consecutive working days (N = 147 * 5 = 735 daily observations). The multilevel findings evidenced that microaggressions trigger negative affect that, in turn, impair both vitality and mental health; notwithstanding, this relationship was amplified by neuroticism such that higher levels of neuroticism (versus lower levels of neuroticism) made the indirect relationship between microaggressions and health via negative affect stronger. This study raises awareness about how microaggressions occur at work and that these affective events not only happen to minorities; instead, microaggressions may happen to all employees in general and have significant affective and health-related injuries. Moreover, this study advances knowledge of neuroticism's role in influencing the perception and experience of microaggressions in the organizational context.
Micro-agressões são declarações sutis, muitas vezes involuntárias, comportamentos que transmitem preconceitos ou estereótipos em relação a uma minoria social específica. Embora se tenha descoberto que as micro-agressões afetam negativamente o comportamento dos funcionários, até ao momento os estudos centraram-se apenas nas micro-agressões contra minorias. Apoiando-nos na teoria dos eventos afetivos, argumentamos assim que as micro-agressões são um conjunto de eventos afetivos que desencadeiam afetos negativos e prejudicam a saúde mental dos colaboradores. Além disso, também sugerimos que o neuroticismo – um traço ligado a altos níveis de ansiedade, preocupação e sensibilidade emocional – moderará a relação indireta entre micro-agressões e saúde (vitalidade e saúde mental) através de experiências de afeto negativo. Com isto, foi realizado um estudo diário durante cinco dias úteis consecutivos (N = 147 * 5 = 735 observações diárias). As descobertas multiníveis evidenciaram que as micro-agressões desencadeiam afetos negativos que, por sua vez, prejudicam tanto a vitalidade como a saúde mental; não obstante, esta relação foi amplificada pelo neuroticismo de tal forma que níveis mais elevados de neuroticismo tornaram mais forte a relação indireta entre micro-agressões e saúde através do afeto negativo. Este estudo aumenta a consciência sobre a ocorrência de micro-agressões no trabalho e que estas podem acontecer a todos os colaboradores em geral e causar lesões afetivas e de saúde significativas. Além disso, este estudo avança no conhecimento do papel que o neuroticismo desempenha no que diz respeito à sua influência na perceção e vivência de micro-agressões no contexto organizacional.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_patricia_silva_pedro.pdf
  Until 2025-10-24
586,15 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.