Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29715
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVaz, Maria João-
dc.contributor.authorSebastião, Leonor Godinho da Silva Guerreiro-
dc.date.accessioned2023-11-22T14:34:48Z-
dc.date.available2023-11-22T14:34:48Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationSebastião, L. G. da S. G. (2023). A quarta vaga feminista e o cinema independente contemporâneo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29514por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29715-
dc.description.abstractNo âmbito dos campos de Estudos de Género e Estudos Fílmicos, a presente dissertação pretende circunscrever o lugar em que estas áreas se encontram. Traçando a linha que percorre as quatro vagas feministas, procuro sublinhar o contributo do cinema independente contemporâneo para a luta pela igualdade de género, através, por um lado, da abordagem de temáticas como a violência sexual e, por outro lado, de uma representação cinematográfica que faça jus à complexidade da experiência feminina, contrapondo os estereótipos perpetuados durante o último século do cinema. Neste sentido, irei analisar três filmes independentes contemporâneos que encarnam o espírito da quarta vaga feminista: Portrait of a Lady on Fire (Sciamma, 2019), Promising Young Woman (Fennell, 2020) e Women Talking (Polley, 2022).por
dc.description.abstractWithin the fields of Gender Studies and Film Studies, this dissertation aims to circumscribe the place in which these areas meet. Tracing the line that runs through the four feminist waves, I seek to highlight the contribution of contemporary independent cinema to the fight for gender equality, through, on the one hand, the approach to themes such as sexual violence and, on the other hand, a cinematic representation that does justice to the complexity of the female experience, opposing the stereotypes perpetuated during the last century of cinema. Therefore, I will analyze three contemporary independent films that embody the spirit of fourth wave feminism: Portrait of a Lady on Fire (Sciamma, 2019), Promising Young Woman (Fennell, 2020) e Women Talking (Polley, 2022).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCinema independentepor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectIgualdade de género -- gender equalitypor
dc.subjectRepresentação femininapor
dc.subjectRealizadoras femininaspor
dc.subjectTeoria cinematográfica feministapor
dc.subjectIndependent cinemapor
dc.subjectFemale representationpor
dc.subjectFemale directorspor
dc.subjectFeminist film theorypor
dc.titleA quarta vaga feminista e o cinema independente contemporâneopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203391799por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_guerreiro_sebastiao.pdf748,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons