Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/29598
Author(s): | Trindade, Margarida Lascas de Paiva |
Advisor: | Bilro, Ricardo Godinho |
Date: | 2-Nov-2023 |
Title: | Viagens a solo: O crescimento do mercado e consequente aplicação prática na agência de viagens PayPerPlan |
Reference: | Trindade, M. L. de P. (2023). Viagens a solo: O crescimento do mercado e consequente aplicação prática na agência de viagens PayPerPlan [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29598 |
Keywords: | Turismo -- Tourism Agência de viagens -- Travel agency Viajantes Solo travellers Plano estratégico de marketing Travellers Strategic marketing plan |
Abstract: | O presente projeto em empresa foi realizado em colaboração com a agência de viagens PayPerPlan, uma agência portuguesa que iniciará a sua atividade no mercado no quarto trimestre de 2023. O principal objetivo, é integrar no atual modelo de negócio da agência ofertas direcionadas aos solo travellers, o que implica a análise e estudo das preferências, motivações, escolhas e preocupações dos viajantes a solo enquanto planeiam e realizam as suas viagens, bem como compreender o que deve a oferta incluir para que seja atrativa para este segmento de mercado.
De forma a alcançar os objetivos estabelecidos para o presente projeto e deste extrair resultados com aplicabilidade prática, recorreu-se a fontes de informação primárias e secundárias e utilizou-se o método de pesquisa mista obtendo dados qualitativos e quantitativos. A realização de entrevistas teve como objetivo dar a conhecer as motivações, preferências e escolhas dos solo travellers.
A recolha, análise e tratamento dos dados das entrevistas em conjunto com a informação recolhida na revisão da literatura permitiu: elaborar uma lista de recomendações a curto, médio e longo prazo que a agência PayPerPlan deve ter em consideração no futuro, e também obter conclusões que deram origem a um plano estratégico de marketing que, visa a disponibilização de uma oferta personalizada para o segmento de mercado dos solo travellers. This business project was carried out in collaboration with the travel agency PayPerPlan, a Portuguese agency that will begin its market activity in the fourth quarter of 2023. The main goal is to integrate offers aimed at solo travellers into the agency's current business model, which involves analysing and studying the preferences, motivations, choices and concerns of solo travellers as they plan and carry out their trips, as well as understanding what the offer must include for it to be attractive to this market segment. In order to achieve the objectives established for this project and to extract results with practical applicability, both primary and secondary sources of information were used, as was the mixed research method used to obtain qualitative and quantitative data. The purpose of carrying out interviews was to expose the motivations, preferences and choices of solo travelers. After collecting, analysing, and processing the interview data, along with the information gathered from the literature review, a list of short, medium, and long-term recommendations was compiled, which should be taken into consideration by PayPerPlan in the future. It was then possible to draw conclusions from gathering the above-mentioned data and information, which led to the development of a strategic marketing plan that aims to provide a personalised offer for the solo traveller market segment. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_margarida_paiva_trindade.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.