Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29503
Autoria: Machado, Maria Miguel Proença
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, Ângelo Machado Matos
Data: 12-Out-2023
Título próprio: Impact and implementation of artificial intelligence in human resources research and selection tools
Referência bibliográfica: Machado, M. M. P. (2023). Impact and implementation of artificial intelligence in human resources research and selection tools [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29503
Palavras-chave: Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Recursos humanos -- Human resources
Recrutamento -- Recruitment
Selection
Seleção
Resumo: In the evolving landscape of work processes transitioning from in-person to remote operations, the digital experience is undergoing a transformative shift. Artificial Intelligence (AI) is emerging as a major player across diverse business domains, compelling all organizations to adapt and enhance their performance (Vardarlıer & Zafer, 2020: 355). Anticipating ongoing advancements and changes, AI is poised to assume an even more substantial role in everyday life processes. Furthermore, the integration of advanced AI modules, particularly within human resources, is expected to make a significant positive impact on the lives of employees (Karaboga et al., 2020). The primary objective of this study is to evaluate the extent of modernization and the impact of AI on recruitment and selection processes within both corporate settings and recruitment agencies. Additionally, it seeks to understand future outlooks by considering AI- based technologies and their potential advantages and drawbacks within the Human Resources (HR) industry. To achieve these goals, the study examined pertinent topics in the literature review and conducted surveys distributed to 300 professionals in the fields of HR and AI. The data collected revealed that it is indisputable that the HR industry is undergoing a transformation by the advent of Industry 4.0. The exploration and integration of AI are integral parts of this transformative journey. In a broader context, both areas are merging to address the challenges posed by data overload. However, it is noteworthy that the utilization of AI in this sector remains at an early stage, with full potential yet to be achieved or fully perceived.
No cenário em evolução dos processos de trabalho em transição de operações presenciais para operações remotas, a experiência digital está a passar por uma mudança transformadora. A Inteligência Artificial (IA) está a emergir como um interveniente fundamental em diversos domínios, obrigando todas as organizações e estruturas a adaptarem-se e a melhorarem o seu desempenho (Vardarlıer & Zafer, 2020: 355). Além disso, espera-se que a integração de módulos avançados de IA, especialmente no âmbito dos recursos humanos, tenha um impacto positivo na vida dos colaboradores (Karaboga et al., 2020). O objetivo principal deste estudo é avaliar o impacto da IA nos processos de recrutamento e seleção, tanto em ambientes corporativos como em agências de recrutamento. Além disso, procura avaliar as perspetivas futuras considerando as tecnologias baseadas em IA e as suas potenciais vantagens e desvantagens na indústria de Recursos Humanos (RH). Para atingir esses objetivos, foram estudados os temas pertinentes na revisão da literatura e realizados questionários distribuídos a 300 profissionais das áreas de RH e IA. Os dados recolhidos revelaram que é indiscutível que a indústria de RH está a passar por uma transformação e rejuvenescimento impulsionado pelo advento da Indústria 4.0. A exploração e integração da IA são partes integrantes desta jornada transformadora. Num contexto mais amplo, ambos os domínios estão a convergir para enfrentar os desafios colocados pela inundação de dados. No entanto, é de salientar que a utilização da IA neste setor permanece numa fase inicial e todo o seu potencial ainda não foi concretizado.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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