Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29314
Autoria: Silva, Nuno Filipe Miguel da
Orientação: Veloso, Luísa
Espanha, Rita
Data: 8-Set-2023
Título próprio: O papel das relações públicas estratégicas no processo de identificação organizacional na PSP
Referência bibliográfica: Silva, N. F. M. da (2023). O papel das relações públicas estratégicas no processo de identificação organizacional na PSP [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29314
Palavras-chave: Relações públicas -- Public relations
Meios de comunicação de massas
Polícia -- Police
Identificação organizacional -- Organizational identity
Mass communication
Resumo: A comunicação é um dos meios primordiais para as organizações emergirem e se posicionarem na sociedade, exprimindo a sua identidade. Toda a mensagem que é difundida para o exterior pode influenciar a forma como os membros percecionam a identidade da organização e, consequentemente, a forma como se identificam com ela. Paralelamente, não é possível compreender a importância das relações públicas no processo de identificação organizacional sem analisar um dos seus principais destinatários: os órgãos de comunicação social. Estes são um dos principais mediadores das mensagens das organizações pelo que o estudo dos efeitos da comunicação de massas se torna essencial. As polícias são organizações que procuram a legitimação social. Esta legitimação é motivada por um crescente escrutínio, efetuado pelos "stakeholders", da atividade policial, promovendo a importância das narrativas destas instituições. Assim, torna-se pertinente compreender a forma como a Polícia de Segurança Pública e os media interferem na forma como os polícias se reveem na instituição. Para tal, aplicou-se uma abordagem metodológica mista através da realização de três estudos qualitativos e um quantitativo. Dos estudos realizados foi possível constatar a influência que os comunicados de imprensa produzidos pela Polícia de Segurança Pública têm na forma como os polícias se identificam com a organização. Contudo, e ainda que estes constituam o meio primordial de difusão das mensagens oficiais da instituição, os comunicados de imprensa acabam por revelar pouca preponderância nos órgãos de comunicação social que, mais do que influenciar as perceções dos polícias sobre a instituição, reforçam as suas ideias preconcebidas.
Communication is one of the primary means for organizations to emerge and position themselves in society, expressing their identity. Any message that is disseminated abroad can influence the way members perceive the organization's identity and, consequently, the way they identify with it. At the same time, it is not possible to understand the importance of public relations in the organizational identification process without analyzing one of its main recipients: media. These are one of the main mediators of messages from organizations, which is why the study of mass communication’s effects becomes essential. Police is an organization that seek social legitimacy. This legitimization is motivated by a growing scrutiny, carried out by stakeholders, of police activity, promoting the importance of these institutions' narratives. Thus, it becomes pertinent to understand how Polícia de Segurança Pública and media interfere in the way how police officers see themselves in the institution. A mixed methodological approach was applied by carrying out three qualitative and one quantitative studies. From the studies carried out, it was possible to verify the influence that press releases, produced by the Polícia de Segurança Pública, have on the way how police officers identify with the organization. However, and even though these constitute the primary means of disseminating the institution's official messages, press releases revealed little preponderance in media which, more than influencing the police’s perceptions about the institution, reinforce their preconceived ideas.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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