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http://hdl.handle.net/10071/29016
Author(s): | Seabra, Teresa Cândido, Ana Filipa Tavares, Inês |
Date: | 2023 |
Title: | Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal |
Reference: | Seabra, T., Cândido, A. F., & Tavares, I. (2023), Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal. Observatório das Desigualdades. https://doi.org/10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante |
ISBN: | 978-972-8048-82-2 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante |
Keywords: | Aluno -- Student Imigrantes Portugal |
Abstract: | Não existe conhecimento aprofundado sobre quem são e onde estão os alunos com origem imigrante no sistema de ensino português. Os dados oficiais comummente disponibilizados pelas entidades públicas informam apenas sobre a nacionalidade dos alunos do território nacional, sub-representando a realidade migratória nacional nas escolas portuguesas, o que pode enviesar, positiva ou negativamente, a leitura que se faz da mesma, bem como as políticas públicas idealizadas. Em Portugal existe uma escassez de estudos de carácter extensivo que retratem as características sociodemográficas e a localização no território nacional dos alunos com origem imigrante. Neste quadro, o Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os alunos com origem na imigração, conhecendo o seu perfil sociodemográfico e a sua localização no território nacional. Analisa-se em que medida existem (des)continuidades entre as condições sociais destes alunos e as dos seus pares autóctones e, tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, explora-se de que modo estas mesmas condições variam conforme a origem nacional, o tipo de ascendência e o estatuto geracional dos alunos com origem imigrante. Este Atlas tem como base microdados cedidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes a todos os alunos inscritos nos ensinos básico e secundário da rede pública em Portugal continental na segunda década dos anos 2000. Numa primeira fase, analisa-se o conjunto dos alunos com origem imigrante e, numa segunda fase, é detalhada a informação relativa aos alunos que têm origem nacional dos 18 países mais representados nas escolas portuguesas. |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | OD-CIES - LA - Livro |
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