Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28768
Autoria: Vasconcelos, Leonor A. A.
Orientação: Jerónimo, Carlos Hernandez
Data: 9-Dez-2021
Título próprio: Impactos do processo de contratação pública no modelo de gestão das empresas: a perspetiva das PME no setor de prestação de serviços
Referência bibliográfica: Vasconcelos, L. A. A. (2021). Impactos do processo de contratação pública no modelo de gestão das empresas: a perspetiva das PME no setor de prestação de serviços [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28768
Palavras-chave: Contratação pública -- Public procurement
Gestão empresarial
Prestação de serviços -- Provision of services
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Barreiras
Impactos
Management
Barriers
Impacts
Resumo: A contratação pública (CP) é um mercado ambicionado pelas empresas, mas igualmente regulado e escrutinado. Em Portugal, as empresas fornecem serviços para o Estado através de procedimentos de contratação complexos, constituindo um enorme desafio para a gestão das empresas. Este estudo visa caracterizar os impactos do processo no modelo de gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME) no sector de prestação de serviços. Através da realização de entrevistas, verificaram-se as principais barreiras ao processo e realizou-se a sua análise qualitativa. Por forma a estabelecer as particularidades do caso português, as barreiras foram enquadradas no panorama internacional, através do modelo de Loader (2013). Foram analisados os impactos e consequências do processo de CP para o modelo de gestão, através da integração das barreiras na cadeia de valor de M. Porter (1985). O estudo propõe 4 categorias 20 Impactos potenciais e verifica 14 grandes limitações do processo. São ainda propostas sugestões de melhoria por intervenientes no processo, com o objetivo de reduzir essas limitações.
Public Procurement (PP) is an increasingly interesting market for companies, but it is equally regulated and scrutinized. In Portugal, companies provide services to public authorities through complex procedures, representing an enormous challenge for companies’ management. This study aims to characterize the impacts of the process on the business model for Small and Medium Enterprises (SME) in the delivery of public services. The main barriers to the process were verified through interviews, and a qualitative analysis was carried out. In order to establish the peculiarities of the Portuguese case, the barriers were framed in the international panorama, through the model of Loader (2013). The impacts and consequences of the PP process for the management model were analyzed, through the integration of barriers in M. Porter’s value chain by (1985). The study proposes 4 categories, 20 potential impacts, and finds 14 major limitations in the process. Suggestions for improvement are also proposed for intervening parties in the process, with the aim of reducing and minimizing these limitations.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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