Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28761
Autoria: | Inácio, A. |
Data: | 2023 |
Título próprio: | A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses |
Título e volume do livro: | Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje |
Título do evento: | 14.º Congresso Nacional BAD |
Referência bibliográfica: | Inácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 |
DOI (Digital Object Identifier): | https://doi.org/10.48798/congressobad.2883 |
Palavras-chave: | Bibliotecas de ensino superior Serviços de formação Estratégias de inclusão Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa |
Resumo: | Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hdl_28761.pdf | 209,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
hdl_28761_apresentacao.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.