Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28761
Autoria: Inácio, A.
Data: 2023
Título próprio: A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses
Título e volume do livro: Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
Título do evento: 14.º Congresso Nacional BAD
Referência bibliográfica: Inácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.48798/congressobad.2883
Palavras-chave: Bibliotecas de ensino superior
Serviços de formação
Estratégias de inclusão
Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa
Resumo: Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hdl_28761.pdf209,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
hdl_28761_apresentacao.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.