Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28753
Autoria: Santos, Margarida Rodrigues
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 24-Mai-2023
Título próprio: “How to do more with less?”: investigating frugal innovation determinants using design thinking and Interpretive Structural Modeling (ISM)
Referência bibliográfica: Santos, M. R. (2023). “How to do more with less?”: investigating frugal innovation determinants using design thinking and Interpretive Structural Modeling (ISM) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28753
Palavras-chave: Cognitive mapping
Sistemas de apoio à decisão -- Decision support systems
Design thinking
Frugal innovation
Interpretive Structural Modeling (ISM)
Mapa cognitivo
Inovação frugal
Resumo: In the modern world, innovation is an essential component of daily living. Companies deal with it on a regular basis, being the maximization of its use the foundation for a competitive advantage over competition. However, the difficulties faced at present, whether in terms of scarcity of resources or financial constraints, raise the need for organizations to seek new forms of innovation that do not compromise good results, but require fewer resources, both natural and financial. It is in this context that frugal innovation has been playing a significant role in the companies’ success, representing a growing importance, as the concept and its various practical applications become more understood. Nevertheless, the practical aspects of frugal innovation are still insufficiently addressed by the literature, with a lack of clarity about its determinants and how they relate to each other. In this regard, this dissertation aims to develop a multicriteria model based on the application of constructivist methodologies, namely Design Thinking and Interpretive Structural Modeling, that clarify the above-mentioned issues, through the contribution of a group of experts linked to corporate innovation and/or Small and Medium Enterprises (SMEs). The results of this study were analyzed and validated by an external entity to the investigation, in order to make the model more robust. Thus, the model created provides a holistic view about the determinants of frugal innovation, being able to assist companies in the understanding and analysis of these matters, as well as in their decision-making processes.
A inovação é parte integrante do quotidiano do mundo atual. As empresas lidam com a mesma diariamente, estando na maximização do seu aproveitamento a base de uma vantagem competitiva face à concorrência. Contudo, as dificuldades enfrentadas no presente, quer ao nível da escassez de recursos, quer ao nível dos constrangimentos financeiros, suscitam a necessidade de as organizações procurarem novas formas de inovação que não comprometam os bons resultados, mas requeiram menos recursos, quer naturais quer financeiros. É neste contexto que a inovação frugal tem vindo a desempenhar um papel crucial no sucesso das empresas, representando uma importância crescente à medida que vai existindo uma clarificação em relação ao conceito e às suas variadas aplicações práticas. Todavia, os aspetos práticos da inovação frugal ainda são insuficientemente abordados pela literatura, constatando-se falta de clareza acerca das suas determinantes e do modo como estas se relacionam entre si. Neste sentido, esta dissertação visa a construção de um modelo multicritério com base na aplicação de metodologias construtivistas, nomeadamente: Design Thinking e Interpretive Structural Modeling, que esclareçam as questões suprarreferidas, através da contribuição de um grupo de especialistas ligados à inovação empresarial e/ou a Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Os resultados deste estudo foram analisados e validados por uma entidade externa à investigação, de forma a tornar o modelo mais robusto. Assim, o modelo criado proporciona uma visão holística acerca dos determinantes de inovação frugal, podendo auxiliar as empresas na compreensão e análise destas temáticas, bem como nos seus processos de tomada de decisão.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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