Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2873
Author(s): Rodrigues, António José Estevão
Advisor: O’Neill, Henrique
Date: 12-Aug-2011
Title: Metodologia para a implementação de Software as a Service – Segundo a análise de gestão de benefícios
Reference: Rodrigues, A. J. E. (2009). Metodologia para a implementação de Software as a Service – Segundo a análise de gestão de benefícios [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2873
Keywords: Sistema de informação -- Information system
Processos de negócio
Software
Serviço
Investimentos -- Investments
Business process
Service
Abstract: As empresas e organizações desde cedo tiveram como objectivo usar os sistemas de informação, para tornar os seus processos de negócio mais eficazes, potenciando esse facto, de forma a torna-lo um elemento diferenciador que lhes permitisse aumentar os níveis de competitividade. Desde o aparecimento dos mainframes até à era da Internet, o protagonismo dos sistemas de informação revelou-se através de uma crescente dependência com os processos de negócio. Proporcionando hoje ao cidadão comum facilidades inimagináveis há poucos anos. Obviamente que por trás de todas estas funcionalidades existe um investimento associado no que diz respeito às tecnologias de informação (TI), que assume proporções cada vez maiores. No actual momento de contenção, as empresas revêem os seus modelos de funcionamento, tentando reduzir os custos sem que o mesmo seja sinónimo de uma redução de funcionalidades disponíveis. Durante os últimos anos têm surgido novos modelos de funcionamento, Outsourcing ou Managed Services. Esta dissertação pretende efectuar uma reflexão sobre um conceito emergente que assenta no princípio em que o software é disponibilizado como um serviço, o qual é pago consoante os níveis de consumo, este modelo é denominado por SaaS (Software as a Service). Pretende-se também reflectir sobre o paradoxo que tem vindo a ser enraizado na área das TI, em que os investimentos raramente correspondem aos benefícios expectáveis. A história das TI diz-nos que não existe uma solução que se aplica a todos os casos, pelo que, o SaaS também não será a excepção. Pretende-se com este trabalho contribuir com um modelo que ajude na opção por um conceito na sua fase emergente e em simultâneo auxilie na sempre difícil relação investimentos e benefícios.
Since early times, companies and organizations focused in using “IT” in such a way that would increase efficiency and therefore, also raise their competitive levels. Since the first appearance of the mainframe thru Internet age, IT main part as revealed itself due to a raising dependency with business process, providing to the common citizen unimaginable functionalities few years before. Obviously, behind all this new functionalities, there is a investment in IT which raises constantly. In today’s financial crisis, companies review their operational models so that they may reduce costs without cutting back in IT investment and available functionalities. During last year’s new operational models have emerged such as Outsorcing or managed services. This dissertation pretends to reflect over an emerging concept that stands in the principle that software is deployed as a service which is paid in accordance with consumption levels and is referred as (software as a service). Is also intended to reflect over the paradox that has been growing in IT areas and that says investment rarely correspond to expectable benefices. It history teach us that there is no global solution and of course, SaaS is no exception. With this work, there will be an attempt to contribute with a model that helps creating a concept in an emerging phase and also helps in managing the always difficult relation between investment and return.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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