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http://hdl.handle.net/10071/28724
Autoria: | Barreto, M. Carvalho, C. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki |
Título da revista: | Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social |
Número: | 13 |
Paginação: | 59 - 75 |
Referência bibliográfica: | Barreto, M., & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social, 13, 59-75. |
ISSN: | 2183-4687 |
Palavras-chave: | Paulo Freire Formação de professores na Guiné-Bissau Centro Máximo Gorki Princípios pedagógicos PAIGC |
Resumo: | Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEHC-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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