Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28686
Autoria: Martins, Bruno Emanuel Tubal Caeiro
Orientação: Santos, Vitor
Data: 19-Abr-2023
Título próprio: Projeto de implementação de franchising para a marca Sabores do Churrasco
Referência bibliográfica: Martins, B. E. T. C. (2023). Projeto de implementação de franchising para a marca Sabores do Churrasco [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28686
Palavras-chave: Franchising
Expansão
Estratégias
Indústria da restauração
Expansion
Strategy
Catering
Resumo: Este projeto empresa tem como objetivo a apresentação da viabilidade e implementação de franchising, para a marca Sabores do Churrasco, como forma de potenciar o crescimento da marca no mercado nacional. A estrutura deste projeto é composta por revisão bibliográfica, onde se explora os componentes do modelo de negócio de franchising, como tipologias, elementos-chave necessários ao desenvolvimento de franchising e enquadramento da dimensão do franchising em Portugal. Segue-se análise e diagnóstico do mercado de restauração em Portugal e a respetiva análise interna da marca Sabores do Churrasco. Para este capítulo foi usado o método de análise estatística descritiva aos dados quantitativos obtidos no questionário, realizado aos clientes do Sabores do Churrasco. Foi também usado o método de análise de conteúdo aos dados qualitativos obtidos através de entrevistas realizados a administração da empresa Sabores do Churrasco. A partir da análise dos dados recolhidos, é sugerida uma proposta de implementação, com o respetivo cronograma e pré-requisitos a cumprir. Por fim, apresenta-se a conclusão do projeto, tendo sido demonstrado viabilidade para avançar com o projeto sugerido, desde que determinados pré-requisitos e procedimentos sejam cumpridos.
This project aims to present the viability and implementation of franchising, for the brand Sabores do Churrasco, to enhance the growth of the brand in the domestic market. The structure of this project is composed by bibliographical revision, where the components of the franchising business model are explored, as franchising typologies, key elements necessary to the development and framing of franchising dimension in Portugal. It is followed by an analysis and diagnosis of the restaurant market in Portugal and the respective internal analysis of the Sabores do Churrasco brand. For this chapter, the method of descriptive statistical analysis was apologies to the quantitative data obtained from the questionnaire, carried out on Sabores do Churrasco customers. The method of content analysis was also used on the qualitative data obtained through interviews. conducted with on the administration of the company Sabores do Churrasco. From the analysis of the collected data, an implementation proposal is suggested, with the respective schedule and prerequisites to be met. Finally, the conclusion of the project is presented, having been demonstrated the viability to move forward with the suggested project, provided that certain prerequisites and procedures are met.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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