Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28600
Author(s): Santos, P.
Date: 2022
Title: A CIDADE PELO ESTRANGEIRO: Projetos, práticas e narrativas urbanas de comerciantes imigrantes no Porto, Portugal
Journal title: Iluminuras
Volume: 23
Number: 63
Pages: 234 - 260
Reference: Santos, P. (2022). A CIDADE PELO ESTRANGEIRO: Projetos, práticas e narrativas urbanas de comerciantes imigrantes no Porto, Portugal. Iluminuras, 23(63), 234-260. http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.125766
ISSN: 1984-1191
DOI (Digital Object Identifier): 10.22456/1984-1191.125766
Keywords: Projetos de vida
Epistemologia urbana
Práticas urbanas
Pequenos comércios
Abstract: Neste artigo pretendo analisar os projetos de vida, práticas e narrativas urbanas de pequenos comerciantes imigrantes no Bonfim, zona oriental do Porto, Portugal. Os dados são de uma pesquisa etnográfica realizada entre julho de 2020 e janeiro de 2021 em que busquei compreender como os projetos desses sujeitos imigrantes que abrem cafés, restaurantes e bares no Bonfim inserem-se nas dinâmicas urbanas da zona e interceptamse nos planos estratégicos da urbe, que entoa a narrativa da cidade-competitiva e cidadeturística. Busco cruzar observações etnográficas enquanto pesquisadora-imigrante brasileira no Porto, Portugal, com os imaginários, práticas cotidianas e narrativas sobre mudança urbana de dois de meus principais interlocutores imigrantes: Paul, britânico dono de um bar, e Bruno, brasileiro proprietário de uma padaria. O intuito é avançar na produção de uma epistemologia urbana descentrada e relacional a partir das representações de cidade dos estrangeiros.
In this paper I intend to analyze the projects of life, practices and urban narratives of migrants small businesses owners in Bonfim, East Porto. The data are from an ethnographic research carried out between July 2020 and January 2021. In this research I sought to understand how the projects of these individuals that opens cafes, restaurants and bars in Bonfim intercepts both with the urban dynamics of the region and with the strategic plans for the city. Porto invests in a competitive-city and tourist-city marketing approach. I seek to cross ethnographic observations as a Brazilian immigrant researcher in Porto, Portugal, with the imaginaries, everyday practices and narratives about urban change of two of my main interlocutors: Paul, a British bar owner, and Bruno, a Brazilian bakery. The aim is to move towards producing a decentered and relational urban epistemology from the representations of the city from outsiders.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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