Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/286
acessibilidade
Title: A biblioteca e os seus públicos: uma proposta interpretativa
Authors: Rodrigues, Eduardo Alexandre
Keywords: Públicos da cultura
Bibliotecas públicas
Classes sociais
Issue Date: 2007
Publisher: CIES - ISCTE
Series/Report no.: CIES e-Working Paper
Nº23
Abstract: Este trabalho resulta de uma investigação realizada na Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Loures, durante a qual foi construída uma proposta de interpretação sociológica dos seus públicos. Tem, por isso, dois objectivos principais e relacionados entre si: primeiro, enquadrar os resultados obtidos e as interpretações avançadas no plano articulado da sociologia da cultura e da sociologia das classes sociais, particularmente em algumas abordagens recentes dos chamados públicos da cultura; depois, contribuir para uma discussão crítica, empiricamente informada, do panorama da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) através de um estudo de caso. Relativamente ao primeiro ponto, ele deriva da aplicação de instrumentos teóricos e metodológicos filiados na sociologia, mais especificamente nos ramos da disciplina que directamente lidam com questões que foram centrais na investigação: práticas culturais, composição social dos públicos da cultura, modos de relacionamento entre os indivíduos e o(s) saber(es). A possibilidade de aplicação desses instrumentos no decorrer de uma investigação empírica apoiada numa permanência quotidiana e prolongada no contexto em estudo abriu caminho, através da exploração dos resultados obtidos, a uma reflexão sociológica mais alargada. As análises realizadas ajudaram, por outro lado, a ilustrar como se processa, no caso estudado, a operacionalização dos parâmetros básicos de funcionamento das bibliotecas públicas portuguesas, nomeadamente no respeitante aos resultados dessa concretização tal como eles são captáveis ao nível da composição social dos públicos e das modalidades de utilização postas em prática. Tornou-se então possível perspectivar sociologicamente a realidade da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a partir deste estudo de caso, enquadrando os resultados obtidos no conjunto de reflexões já disponível.
This paper presents a sociological interpretation of the “publics”/audiences of a public library, supported by an empirical research. It has, therefore, two main goals which are interconnected: to put the data obtained and the interpretations drawn from it in the double framework of the sociology of culture and the sociology of social classes, particular emphasis being given to recent approaches of the so-called cultural “publics”/audiences; and to contribute, with this case study, to the ongoing discussions regarding the Portuguese Network of Public Libraries. The first goal derives from the mobilization of a theoretical and methodological framework within the discipline of sociology, focused on apprehending cultural practices, the social patterns of cultural “publics”/audiences, and the meanings of the relationships established between agents and various types of knowledge. The interpretations elaborated to make sense of the empirical data helped to open more general paths of sociological reasoning. Regarding the second goal, the analyses carried out also helped to understand how the general objectives and missions of the Portuguese public network are carried out in a specific library. Particular importance was given to the analysis of the impacts of those missions and objectives on the social properties and the various modes of relationship with the library that characterize the people who use it.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/286
ISSN: 1647-0893
Appears in Collections:CIES-WP - Working papers

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
CIES-WP23_Rodrigues_.pdf321.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.