Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28501
Autoria: Rangel, João Paulo Quaresma
Orientação: Pereira, Leandro
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Digital business model: a state of art
Referência bibliográfica: Rangel, J. P. Q. (2022). Digital business model: a state of art [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28501
Palavras-chave: Bibliometric analysis
Business model
Transformação digital - Digital transformation
Digitalization
Systematic literature review
Technology adoption
Análise bibliométrica
Modelos de negócio
Digitalização -- Scanning
Revisão sistemática da literatura
Adoção de tecnologia
Resumo: Nowadays, business leaders are always worried about disruption, the necessity of predict and respond to the unknown. For example, the current situation that we all faced COVID-19, the pressure felt, to anticipate new innovative BMs (Business Models) and new technology adoption to deal with this kind of disruption. An alternative to companies staying competitive and prepared to deal with the disruption, it’s for example the implementation of a DBM (Digital Business Model), the process of digitalization of BMs being a crucial process to help traditional business solutions and increasing their scop of functionalities. The aim of this investigation is to study the progress of the BMs all over the years, giving an idea of the relevant elements in the adoption of DBM, and the knowledge needed between the DBM drivers. To conduct this investigation, a systematic review was made using the Scopus database to retrieved scientific articles, through a representative sample between 2016–2021-time range. Using VOSviewer to visualize the development process and structural relations in several fields areas based on literatures from Scopus database. Contributing to a better understanding of the DBMs, and how the process of digitalization in BMs works, techniques to get through a digital journey and finally the role of innovation to achieve CE (Circular Economy).
Nos dias de hoje, os líderes empresariais têm uma preocupação permanente com a necessidade de prever e responder ao desconhecido. Tendo como por exemplo de excelência a situação vigente, relacionada com a COVID-19, onde é sentida a pressão para antecipar novos Modelos de Negócios capazes de introduzir inovação juntamente com a procura de implementação de novas tecnologias para lidar com este tipo de adversidade. Uma alternativa para as empresas se manterem competitivas e preparadas para lidar com a disrupção é, por exemplo, a implementação de um DBM (Digital Business Model), sendo o processo de digitalização de BMs um processo crucial para auxiliar as soluções de negócio tradicionais e aumentar a sua gama de funcionalidades. O objetivo desta investigação é estudar o progresso dos BMs ao longo dos anos, fornecendo uma ideia dos elementos relevantes na adoção do DBM, e o conhecimento necessário entre os drivers do DBM. Para realizar esta investigação, foi feita uma revisão sistemática utilizando a base de dados Scopus para artigos científicos recuperados, por meio de uma amostra representativa entre o período de 2016-2021. Utilizando o VOSviewer para visualizar o processo de desenvolvimento e as relações estruturais em diversas áreas do campo com base em literaturas da base de dados Scopus. Contribuindo para uma melhor compreensão dos DBMs, e como funciona o processo de digitalização nos BMs, técnicas para passar por uma viagem digital e, por fim, o papel da inovação para alcançar a EC (Economia Circular).
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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