Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28388
Autoria: Orrubale, Josina Alexandre Malique
Orientação: Robalo, António da Silva
Data: 10-Out-2022
Título próprio: Padrões culturais moçambicanos na perspectiva brasileira
Referência bibliográfica: Orrubale, J. A. M. (2022). Padrões culturais moçambicanos na perspectiva brasileira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28388
Palavras-chave: Cultura -- Culture
Padrões de cultura -- Culture patterns
Moçambique
Brasil
Mozambique
Brazil
Resumo: O objectivo desta dissertação é identificar os Padrões Culturais Moçambicanos na Perspectiva Brasileira. Estes padrões resultam dos encontros interculturais e dos incidentes críticos surgidos dessa interacção. Conhecer estes padrões e o ambiente multicultural gerado pelas empresas brasileiras que operam em Moçambique, torna fácil o relacionamento entre moçambicanos e brasileiros e o desempenho das empresas onde essas interações ocorrem. A metodologia usada para este trabalho é o Método dos Padrões Culturais. O Método dos Padrões Culturais consiste de uma pesquisa qualitativa que busca identificar as diferenças culturais num nível mais subtil quando comparado com outros métodos tradicionais como o das Dimensões Culturais. Permite-nos identificar os padrões culturais como normas destacáveis de pensamento, percepção, julgamentos, sensibilidade e acção que a maioria dos indivíduos numa determinada cultura considera normal. Conhecido na literatura de Gestão de Empresas como “incidentes críticos” estes padrões culturais manifestam-se na comparação entre duas culturas e equivalem a uma dissonância entre o que é normal, comum e aceitável na cultura de cada uma das partes em comparação. Os padrões culturais moçambicanos na perspectiva brasileira identificados resultam dos traços culturais descritos com mais frequência nas entrevistas feitas com 30 cidadãos brasileiros que vivem em Moçambique, há pelo menos 1 ano, e depois discutidos no feedback, e são os seguintes: Autoritarismo; Atitudes de Resignação e Comodismo; Falta de Profissionalismo, Burocracia e Corrupção; Valores de Hospitalidade e Solidariedade; Relação Descontraída com o Tempo; Importância de Status e Títulos; Baixo Sentido de Cidadania; e Apego à Tradição, Família e Importância das Relações Sociais.
The objective of this dissertation is to identify the ‘Mozambican Cultural Standards from a Brazilian Perspective’. These cultural standards result from the inter-cultural interactions and from the critical incidents generated in those interactions. Knowing these standards and the multicultural environment generated by the brazilian companies operating in Mozambique, makes easier the relationship between Mozambican and Brazilian citizens and the performance of the companies where those interactions occur. The methodology used for this work is the Cultural Standards Method. The Cultural Standards Method consists of a qualitative research that identifies the cultural differences in a more subtle level when compared to other traditional methods such as the Cultural Dimensions. Allows us to identify the cultural standards as the standing out norms of thinking, understanding, judgment, sensibility and action that the majority of the individuals in a certain culture consider normal for themselves and for the others. Known in the literature of Cross Cultural Management as ‘Critical Incidents’ these cultural standards manifest themselves necessarily in the comparison between two cultures equating to a dissonance between what is normal, ordinary and acceptable in the culture of each part in comparison. The Mozambican Cultural Standards in the Brazilian Perspective identified in this dissertation result from the cultural traits most frequently described in the interviews done to 30 brazilian citizens living and working in Mozambique for at least a year, and they are: Authoritarism; Attituds of Resignation and Self-Indulgence; Lack of Professionalism, Bureaucracy and Corruption; Values of Hospitality and Solidarity; Relaxed Relation with Time; Importance of Status and Tittles; Low Sense of Citizenship; and Attachment to Tradition, Family and Importance of Social Relations.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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