Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Boavida, T. | - |
dc.contributor.author | Aguiar, C. | - |
dc.contributor.author | McWilliam, R. A. | - |
dc.contributor.editor | Marina Fuertes | - |
dc.contributor.editor | Clarisse Nunes | - |
dc.contributor.editor | Dalila Lilo | - |
dc.contributor.editor | Tiago Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T12:20:31Z | - |
dc.date.available | 2023-03-18T12:20:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Boavida, T., Aguiar, C., & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância. EM M. Fuertes, C. Nunes, D. Lilo, & T. Almeida (Eds.). Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce (pp. 5-26). CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). http://hdl.handle.net/10071/28340 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28340 | - |
dc.description.abstract | As práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010). | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBPD%2F108571%2F2015/PT | - |
dc.relation.ispartof | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Creche | por |
dc.subject | Jardim de infância | por |
dc.subject | Consultoria colaborativa | por |
dc.subject | Intervenção precoce na infância | por |
dc.title | A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 5 - 26 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-03-18T12:19:47Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
iscte.subject.ods | Saúde de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-63086 | - |
Appears in Collections: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_63086.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.