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dc.contributor.authorBoavida, T.-
dc.contributor.authorAguiar, C.-
dc.contributor.authorMcWilliam, R. A.-
dc.contributor.editorMarina Fuertes-
dc.contributor.editorClarisse Nunes-
dc.contributor.editorDalila Lilo-
dc.contributor.editorTiago Almeida-
dc.date.accessioned2023-03-18T12:20:31Z-
dc.date.available2023-03-18T12:20:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBoavida, T., Aguiar, C., & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância. EM M. Fuertes, C. Nunes, D. Lilo, & T. Almeida (Eds.). Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce (pp. 5-26). CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). http://hdl.handle.net/10071/28340-
dc.identifier.isbn978-989-8912-02-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28340-
dc.description.abstractAs práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010).por
dc.language.isopor-
dc.publisherCIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBPD%2F108571%2F2015/PT-
dc.relation.ispartofTeoria, práticas e investigação em intervenção precoce-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCrechepor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subjectConsultoria colaborativapor
dc.subjectIntervenção precoce na infânciapor
dc.titleA intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infânciapor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination5 - 26-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-03-18T12:19:47Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-63086-
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