Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28340
Autoria: Boavida, T.
Aguiar, C.
McWilliam, R. A.
Editor: Marina Fuertes
Clarisse Nunes
Dalila Lilo
Tiago Almeida
Data: 2018
Título próprio: A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância
Título e volume do livro: Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce
Paginação: 5 - 26
Referência bibliográfica: Boavida, T., Aguiar, C., & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância. EM M. Fuertes, C. Nunes, D. Lilo, & T. Almeida (Eds.). Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce (pp. 5-26). CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). http://hdl.handle.net/10071/28340
ISBN: 978-989-8912-02-2
Palavras-chave: Creche
Jardim de infância
Consultoria colaborativa
Intervenção precoce na infância
Resumo: As práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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