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http://hdl.handle.net/10071/28143
Autoria: | Gonçalves, A. |
Data: | 2008 |
Título próprio: | Escutar Amélia: À volta da canção de autor |
Título e volume do livro: | VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas |
Título do evento: | VI Congresso Português de Sociologia |
Referência bibliográfica: | Gonçalves, A. (2008). Escutar Amélia: À volta da canção de autor. In VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas, 560. Associação Portuguesa de Sociologia. http://hdl.handle.net/10071/28143 |
ISBN: | 978-972-95945-4-0 |
Palavras-chave: | Discurso autobiográfico Taxinomias musicais Canção de autor |
Resumo: | Tomando por ilustração empírica o caso singular de Amélia Muge, esta comunicação pretende reflectir sobre os dispositivos discursivos e artísticos dos criadores musicais, enquanto produtores de sentido, que têm activamente contribuído para que a canção de autor configure um género musical autónomo no seio de um formato preponderante (senão hegemónico) da música contemporânea — a canção —, adicionando-lhe persistentemente significados extramusicais como resistência, autenticidade, cidadania, utopismo ou valor estético. Rejeita-se, no decorrer do texto, uma concepção sólida, estática, homogénea e inequívoca da canção de autor, tomando-a antes como configuração musical provável mas volúvel e moldável pelo contexto em que está imersa. Decorrente do movimento de renovação da canção popular portuguesa, cujo período áureo antecedeu e sucedeu a fase de transição democrática na década de 70 do século XX, tem-se afirmado como corrente contra-hegemónica e alternativa ao mainstream musical, cujo principal sinal diacrítico se encontra na legitimação e consagração quase aurática do músico enquanto sujeito autoral, vulgarmente designado cantautor, na medida em que combina valências artísticas (autoria das letras, composição e arranjo das melodias, interpretação das canções), contrariando desta forma a fina divisão social do trabalho musical na área popular. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CRIA-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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