Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28035
Autoria: Liluashvili, Ekaterine
Orientação: Pedro, Nuno Alexandre Guerreiro
Data: 27-Jan-2023
Título próprio: Omnia wealth management: Family office services for high-net-worth individuals in Portugal
Referência bibliográfica: Liluashvili, E. (2022). Omnia wealth management: Family office services for high-net-worth individuals in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28035
Palavras-chave: Family office
Philanthropy
Sustainable investing
ESG
Impact investing
Family legacy
Filantropia
Investimento sustentável
Investimento de impacto
Legado familiar
Resumo: Economic crisis and geopolitical instability have further increased the relevance of asset protection and family legacy preservation for ultra-wealthy tiers of society. Threats from climate change, Covid 19 pandemic aftermath, and rising inequality of wealth distribution worldwide keep escalating the pressures on wealthy families to engage their resources for the social and environmental good more efficiently. Traditional philanthropy is often criticized for being a tax optimization and political influence tool rather than a way of the charitable activity of the wealthy. Subsequently, innovative ways of charitable giving like sustainable and impact investing have emerged and gained relevance thanks to changing values of next-generation heirs to a fortune. Considering the insufficient focus of financial intermediaries on impact products, family offices are placed in a unique position to incorporate impact investment in core service areas of financial advisory as well as succession planning and legacy creation. This business plan proposes a new concept of a multi-family office with a dedicated impact advisory team, supporting Portuguese and international wealthy families to build a strong legacy by systematic integration of sustainability and impact factors in their portfolio and asset structure. Portugal is currently at the forefront of attracting high-net-worth individuals from all over the world due to quality of life, safety, and beneficial tax regime, therefore existing multi-family offices primarily target non-resident clientele. Omnia’s main objective will be to introduce the multi-family office concept to Portuguese wealthy families and promote Portugal as an alternative jurisdiction for international owners of fortune.
As circunstâncias causadas pela crise económica e a instabilidade geopolítica atuais têm aumentado a necessidade de proteção dos bens e do legado familiar das camadas mais abastadas da sociedade. Para além disso, a ameaça das alterações climáticas, as consequências da pandemia da Covid-19 e a crescente desigualdade na distribuição da riqueza em todo o mundo, têm pressionado estas famílias para que se empenhem, com os seus recursos, pelo bem-estar social e ambiental. A filantropia, nos seus moldes tradicionais, tem sido criticada por ser utilizada mais como uma forma de otimização fiscal e de influência política do que como forma de aplicação desinteressada da sua riqueza. Assim, em resposta a estas críticas e também devido à mudança de mentalidades da jovem geração herdeira destas fortunas, têm surgido alternativas inovadoras de aplicação de riqueza, tal como o investimento de impacto. Visto que os habituais intermediários financeiros não têm colocado suficiente ênfase em produtos de investimento de impacto e sustentabilidade, os Family Offices encontram-se numa posição privilegiada para incorporar este tipo de investimento nas áreas centrais dos seus serviços de consultoria financeira, de planeamento sucessório e de criação de legados. O plano de negócios aqui apresentado propõe um novo conceito de Family Office, com uma equipa de consultoria de investimento de impacto e sustentabilidade destinada a apoiar famílias portuguesas e internacionais abastadas na construção de legados significativos, através da integração sistemática de fatores de impacto nos seus portfolios de investimentos e nas suas estruturas de ativos. Devido à sua qualidade de vida, segurança e regime fiscal favorável, Portugal tem atraído possuidores de grandes fortunas, e os Family Offices existentes têm-se focado neste tipo de clientes não-residentes. O objetivo principal da Omnia é apresentar o conceito de Family Office a famílias portuguesas abastadas e contribuir para a promoção de Portugal enquanto destino para estrangeiros afluentes.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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