Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27983
Autoria: Baptista, V.
Marques Alves, P.
Data: 2022
Título próprio: O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal
Título da revista: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Volume: 17
Número: 2
Paginação: 1071 - 1093
Referência bibliográfica: Baptista, V., & Marques Alves, P. (2022). O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(2), 1071-1093. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16982
ISSN: 2446-8606
DOI (Digital Object Identifier): 10.21723/riaee.v17iesp.2.16982
Palavras-chave: Pandemia
Docência
Professoras
Ensino a distância
Cuidar
Igualdade de género
Resumo: Ao longo da História foram vividas várias pandemias. Contudo, a atual doença covid-19 apanhou desprevenidas as sociedades e as pessoas individualmente, levando ao isolamento social e à experimentação de novas situações laborais, como no ensino a distância. Sendo a docência uma profissão feminizada, em Portugal, neste artigo procuramos discutir as consequências para as docentes da dupla jornada em casa, acumulando o trabalho laboral e o cuidar da família, o que se insere numa lógica geral do neoliberalismo. No entanto, verificámos que apesar de algumas mudanças na legislação e no quotidiano sobre a igualdade de género, coube essencialmente às mulheres o cuidar dos filhos e das filhas mais pequenas ou dos progenitores mais velhos e velhas. Logo, na prática diária, há um percurso ainda a fazer na profissão docente que conduza efetivamente à igualdade de género e de inclusão para a cidadania de todas as pessoas.
Throughout history several pandemics have been experienced. However, the current covid-19 disease has caught societies and individuals off guard, leading to social isolation and the experimentation of new work situations, such as distance learning. Since teaching is a feminized profession, in Portugal, in this article we tried to discuss the consequences for female teachers of the double journey at home, accumulating work and family care, which is part of a general logic of neoliberalism. However, we found that despite some changes in legislation and in daily life regarding gender equality, it has essentially fallen to women to take care of their children and younger daughters or older parents. Therefore, in daily practice, there is still a way to go in the teaching profession to effectively lead to gender equality and inclusion for the citizenship of all people.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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