Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2797
Autoria: Matos, Karla Costa
Orientação: António, Nelson José dos Santos
Data: 28-Jul-2011
Título próprio: Os efeitos produzidos por ações baseadas na sustentabilidade organizacional em um negócio de mercado
Referência bibliográfica: MATOS, Karla Costa - Os efeitos produzidos por ações baseadas na sustentabilidade organizacional em um negócio de mercado [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2797>.
Palavras-chave: Sustentabilidade Organizacional
Gestão Consciente, Respeito
Ética
Organizational Sustainability
Conscious Management
Respect
Ethics
Resumo: A preocupação com o meio ambiente e com a forma como as empresas e as comunidades humanas o afetam tem sido, já há algum tempo, objeto de atenção e tem se tornado algo imperioso. Principalmente após as constantes catástrofes climáticas, a humanidade foi percebendo que algo de muito errado acontecia com o planeta e que a causa disso era a forma irresponsável com a qual empresas de todos os portes tratavam o mundo que as cerca. Aos poucos, grupos de consumidores preocupados em reverter esse processo de degradação acelerada foram sendo criados e uma consciência da necessidade de preservação começou a se espalhar por todo o mundo. Essa consciência consumidora, podemos dizer assim, acabou criando uma importante inovação de mercado, interessante e poderosa para os produtos de empresas que seguiam as práticas de sustentabilidade organizacional. O presente estudo tem como foco demonstrar que as práticas de sustentabilidade organizacional não só fazem a diferença no contexto empresarial como são perfeitamente aplicáveis a qualquer tamanho de organização. Foi feito um estudo numa microempresa, descrevendo informações sobre a sua atuação em cinco importantes aspectos, considerados de maior valor para a mensuração de sucesso sob a ótica da sustentabilidade. Foi investigado o quanto essa microempresa atende a esses aspectos propostos, tendo como resultado a indicação de um elevado nível de profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade organizacional. Como resultado da aplicação de práticas sob essa ótica, pode-se constatar que a empresa objeto desse estudo já conta atualmente com um resultado social extremamente positivo, retornando à sociedade importantes valores há muito esquecidos pelas grandes corporações como ética, respeito e harmonia nas relações empresariais.
The concern for the environment and with the way that companies and communities behave have affecting it, has become for some time an essential subject matter. More than ever, after the constant climatic disasters, the humanity started to realize that something very wrong was happening with the planet and the cause of it was the irresponsible way that all sort of companies have been treating the world around them. Gradually, consumer's groups, concerned in reversing this process of accelerated degradation were created and a consciousness of the environmental preservation started to be spread throughout the world. This consumer awareness, as we can say, ended up creating important market innovations, interesting and powerful to the products of companies that were following the practices of organizational sustainability. This study focuses in to demonstrate that the practices of organizational sustainability not only make a difference in the business context but are also perfectly applicable to any size of organization. A study was made on a micro business, describing its performance in five important aspects considered of greater value for the measurement of the success of the sustainability's perspective view. There was investigated how this micro business meets the aspects proposed, obtaining as a result, the indication of a high level professionalism and concern on behalf of the organizational sustainability. As the result of the practices applied under this point of view, one can realize that, the company object of this study has already a very positive social outcome, returning to society important values, a long time forgotten by large corporations such as ethics, respect and harmony in the business relationships.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado ISCTE Karla Costa Matos.pdf
  Restricted Access
602,81 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.