Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/2785
acessibilidade
Title: As influências sobre as crianças na escolha de marcas de roupa e calçado
Authors: Agante, Luísa Cláudia Lopes
Orientador: Dionísio, Pedro
Salgueiro, Maria de Fátima
Keywords: Influência
Crianças
Marca
Socialização do consumidor
Auto-Estima
Influence
Children
Brand
Consumer socialization
Self-Esteem
Issue Date: 2009
Citation: AGANTE, Luísa Cláudia Lopes - As influências sobre as crianças na escolha de marcas de roupa e calçado [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2785>. ISBN 978-989-732-100-9.
Abstract: O objectivo deste projecto foi o de contribuir para o corpo teórico de conhecimentos relacionados com a influência sobre a criança na escolha de marcas de roupa e calçado, através da construção e teste de um modelo que conseguisse integrar os diversos determinantes da susceptibilidade de influência inter-pessoal da criança, e os impactos dessa susceptibilidade nas dimensões cognitiva, afectiva e comportamental das marcas. A metodologia adoptada consistiu na aplicação de um estudo quantitativo com 599 crianças entre os 5º e 9o anos de escolaridade de escolas públicas e privadas da Grande Lisboa e Grande Porto, e respectiva análise de dados, com recurso a Modelos de Equações Estruturais. Os resultados do nosso estudo evidenciaram que as variáveis educação dos pais, sexo e idade da criança, têm impacto nos determinantes da susceptibilidade de influência da criança: experiência com o produto, envolvimento, acompanhamento nas compras, atitudes face à publicidade e auto-estima. Por sua vez, de todos os determinantes, a nossa análise permitiu detectar que têm impacto na influência as variáveis envolvimento, acompanhamento nas compras e atitudes face à publicidade. Verificámos ainda existir um impacto da influência informacional na dimensão cognitiva e afectiva da marca e um impacto da influência normativa nas dimensões cognitiva e comportamental. Por fim, analisámos a hipótese de as variáveis sócio-demográficas serem moderadoras das relações do modelo e também a variável rendimento da criança. A análise concluiu pela existência apenas de um efeito moderador da variável idade e também da variável rendimento.
The aim of this project was to contribute to the theoretical knowledge regarding the influence upon the child in the choice of brands of clothes and shoes, through the development and test of a model which could integrate the determinants of the susceptibility to interpersonal influence of the child, and the impacts of that influence on the brand dimensions: cognitive, affective and behavioural. The adopted methodology consisted in the conduction of a survey to 599 children from 5th to 9th grades of both public and private schools from the urban areas of Lisbon and Porto, and data analysis using Structural Equations Modelling. The results have shown that parent’s education, and the child’s gender and age have an impact on the determinants of susceptibility of influence of the child: experience with the product, involvement, co-shopping, attitudes towards advertising and self-esteem. Also, among the determinants, we identified an impact on the children’s influence of the variables involvement, co-shopping and attitudes towards advertising. We also detected an impact of the informational influence in the cognitive and affective dimensions of the brand, while the normative influence had an impact on the cognitive and behavioural dimensions. Finally, we have investigated the hypothesis of a moderator effect of the model’s relations with the socio-demographic variables and also with the child income. The analysis found those relationships to be significant only for the variables age and income.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2785
ISBN: 978-989-732-100-9
Designation: Doutoramento em Gestão
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Completa_com capa_2.pdf20.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.