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http://hdl.handle.net/10071/2775
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Title: A estratégia do sector petrolífero em Portugal
Authors: Oliveira, Telma Fialho de
Orientador: Carvalho, José Crespo
Keywords: Estratégia
Petróleo
Galp
BP
Strategy
Petroleum
Issue Date: 26-Jul-2011
Citation: OLIVEIRA, Telma Fialho de - A estratégia do sector petrolífero em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2775>.
Abstract: Actualmente, as empresas estão inseridas num contexto muito competitivo. As mudanças permanentes que ocorrem na economia, obrigam a que estas se adaptem ao ambiente que as rodeia, e implementem estratégias de forma a obterem vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Em Portugal o sector petrolífero está sujeito não só às oscilações de preços que ocorrem a nível mundial, mas também a influências no que se refere a legislação e formas de actuação oriundas de outros países. Neste sector é necessário obter uma estratégia de actuação correcta, que deve ser coordenada com as diversas estratégias de desenvolvimento da economia nacional. Trata-se de um sector com forte regulação por parte do Estado. A Galp Energia e a BP estão sujeitas a esta regulação, e a definição dos seus objectivos terá de estar de acordo, com o que foi definido no plano de actuação para o sector energético em Portugal. O objectivo deste estudo é perceber como as principais companhias petrolíferas estão a definir a sua estratégia, tendo em consideração vários aspectos que actualmente afectam a sua actividade, através da resposta a um conjunto de questões. Esta análise permite, sistematizar as principais diferenças entre a estratégia da Galp Energia e da BP, identificar oportunidades estratégicas e de sustentabilidade para estas duas empresas, e entender o impacto do sector petrolífero na competitividade da economia nacional.
Companies currently operate in a very competitive context. Constant changes that occur in the economy require that they adapt to the environment around them and implement strategies in order to gain a competitive advantage over competitors. In Portugal, the oil sector is subject to price fluctuation that occurs worldwide as well as strict legislation and measures implemented by other countries. In this sector, a correct strategy must be obtained together with the various strategies for the national economy´s development. This sector is highly regulated by the state. Galp Energia and BP are subject to this regulation and the definition of their objectives must be consistent with what is stated in the plan for the energy sector in Portugal. The purpose of this study is to understand how the major oil companies are defining their strategy, taking into account various aspects that currently affect the business, by answering a set of questions. This approach analyses the main differences between the strategy of Galp and BP, indentifying strategic opportunities and sustainability for these two companies and understand the impact of the oil sector in the national economy´s competitiveness.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2775
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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