Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27696
Autoria: Pereira, C.
Milagre, C
Ortiz, A.
Editor: Maria José Casa-Nova
Data: 2022
Título próprio: Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022
Título e volume do livro: Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos
Paginação: 47 - 86
Referência bibliográfica: Pereira, C., Milagre, C, & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. EM Maria José Casa-Nova (Ed.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 47-86). Alto-Comissariado para as Migrações. http://hdl.handle.net/10071/27696
ISBN: 978-989-685-076-0
Palavras-chave: Educação de adultos -- Adult education
Formação
Portuguese ciganos
Política pública
Resumo: Em Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/ transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

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