Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27696
Author(s): | Pereira, C. Milagre, C Ortiz, A. |
Editor: | Maria José Casa-Nova |
Date: | 2022 |
Title: | Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022 |
Book title/volume: | Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos |
Pages: | 47 - 86 |
Reference: | Pereira, C., Milagre, C, & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. EM Maria José Casa-Nova (Ed.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 47-86). Alto-Comissariado para as Migrações. http://hdl.handle.net/10071/27696 |
ISBN: | 978-989-685-076-0 |
Keywords: | Educação de adultos -- Adult education Formação Portuguese ciganos Política pública |
Abstract: | Em Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/ transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_92008.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.