Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27661
Autoria: Pinho, F.
Mateus, S.
Amaral, P.
Editor: Palhares, J. A., and Afonso, A. J.
Data: 2022
Título próprio: Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos
Título e volume do livro: III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea
Paginação: 332 - 337
Título do evento: III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea
Referência bibliográfica: Pinho, F., Mateus, S., & Amaral, P. (2022). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos. In J. A Palhares, & A. J. Afonso (Coords.), III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea (pp. 332-337). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://hdl.handle.net/1822/76457
ISBN: 978-989-8525-70-3
Palavras-chave: Educação
Abandono precoce
Insucesso escolar
Desigualdades
Resumo: Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_93255.pdf275,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.