Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2763
Author(s): Carvalho, Carla Raquel Antunes de
Advisor: Neves, José Soares
Date: 18-Jul-2011
Title: Casa das Histórias Paula Rego: Estratégias comunicacionais e suas implicações nos visitantes
Reference: Carvalho, C. R. A. de. (2010). Casa das Histórias Paula Rego: Estratégias comunicacionais e suas implicações nos visitantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2763
Keywords: Públicos de museus
Meios de comunicação social
Casa das Histórias Paula Rego
Cascais Lisboa
Museum publics
Media
Abstract: Na presente tese de dissertação de mestrado procurou-se perceber se um marcado protagonismo mediático traz mais visitantes a um determinado espaço museológico ou exposição. Para verificação da hipótese colocada foi usado como caso de estudo a Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), um museu cuja inauguração aconteceu em Setembro de 2009 e alberga obras de Paula Rego e Victor Willing. O desenho arquitectónico é de Eduardo Souto de Moura. Pretendeu-se realizar uma análise pormenorizada da CHPR enquanto instituição cultural e entidade promotora, de divulgação e exposição da obra pictórica de Paula Rego. Para tal procedeu-se a uma contextualização geográfica e cultural do concelho de Cascais, bem como à análise do perfil sociográfico dos seus visitantes, procurando perceber as motivações para a visita e a forma de conhecimento do espaço museológico. Neste sentido, procedeu-se à realização de um inquérito aos seus visitantes dividido em duas fases: um questionário escrito, auto-administrado, a ser preenchido no local da visita, e uma entrevista semi-directiva, realizada posteriormente via telefone e e-mail. Após análise dos dados recolhidos, verifica-se que os meios de comunicação social e a informação por eles transmitida contribuem para o conhecimento do espaço museológico por parte da população, favorecendo a sua notoriedade e da sua colecção. Ainda assim, os perfis sociais dos públicos da CHPR mantêm, e acentuam, a elevada selectividade social que caracteriza os públicos dos museus.
The purpose of this dissertation was to understand if a noticeable media’s interest results in more visitors to a particular museum or exhibition. In order to validate the proposed hypothesis, the Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) was used as case study. This museum, whose inauguration took place in September 2009, houses works by Paula Rego and Victor Willing. Its architectural design was conceived by Eduardo Souto de Moura. The objective was to conduct a detailed analysis of CHPR as a cultural institution and an entity of promotion, dissemination and exhibition of the work by Paula Rego. This was achieved by resorting to a geographical and cultural contextualization of the county of Cascais, as well as an analysis of the sociographic profile of its visitors as a means to understand the reasons that motivated the visit and how its visitors came to learn of the museum. To corroborate the aforementioned hypothesis, a two-phased inquiry was conducted among its visitors: firstly, a written questionnaire was distributed and individually completed while still inside the museum facilities, and secondly, a semi-directive interview was conducted by telephone and e-mail at a later stage. Resulting from the analysis of the data collected, it was confirmed that the media and the information they provide contributes to the widespread awareness of the museum by the population, contributing to its notability and of its collection. Notwithstanding, the social profile of the CHPR publics upholds, and accentuates, the high social selectivity that characterizes the museum publics.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_carla_antunes_carvalho.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.