Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27600
Autoria: Signorello, A. L.
Matias, A. R.
Data: 2022
Título próprio: “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal
Título da revista: Trabalhos de Linguística Aplicada
Volume: 61
Número: 3
Paginação: 657 - 678
Referência bibliográfica: Signorello, A. L., & Matias, A. R. (2022). “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal. Trabalhos de Linguística Aplicada, 61(3), 657 - 678. http://dx.doi.org/10.1590/010318138670211v61n32022
ISSN: 2175-764X
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/010318138670211v61n32022
Palavras-chave: Alfabetização de adultos
Literacia
Literacia crítica
Educação não formal
Imigrantes
Resumo: O presente artigo parte de um estudo de caso sobre um projeto de alfabetização e literacia em português língua não materna com adultos imigrantes. O projeto é dinamizado por um coletivo informal que realiza inúmeras iniciativas de apoio à comunidade de um bairro de habitação precária na periferia de Lisboa, onde se observam processos sociais de significativa marginalização da sua população. Neste contexto, analisamos o projeto de alfabetização e literacia no período 2016-2020, com o objetivo de perceber como este tem respondido às necessidades educativas e sociais dos educandos. O estudo de caso assente numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a seis educandos (2021), procedido da análise de arquivo das aulas (2016-2020). Neste artigo, discutiremos como a diversidade de perfis sociolinguísticos, tanto dos educadores como dos educandos, impacta no projeto de alfabetização e literacia do coletivo. Pretende-se analisar como os diferentes atores envolvidos mobilizam recursos e ultrapassam as suas dificuldades em contexto de ensino não formal, num território caracterizado por mobilidades internacionais contínuas, perfis e práticas comunicativas multilingues, níveis de escolaridades nulos ou baixos, e situações socioeconómicas particularmente vulneráveis. Observa-se que o projeto tem proporcionado possibilidades de contactos linguísticos e práticas de literacia em português, através do diálogo socialmente contextualizado entre todos os envolvidos (educandos e educadores), sendo sobretudo um espaço de socialização relevante face às inúmeras dificuldades materiais tanto dos educandos como do contexto de aprendizagem.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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