Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27462
Autoria: Cardoso, Ana Margarida Lourenço
Orientação: Costa, Renato Lopes da
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 12-Dez-2022
Título próprio: The impact of artificial intelligence in education from teachers’ perspective: A case study for primary and secondary schools
Referência bibliográfica: Cardoso, A. M. L. (2022). The impact of artificial intelligence in education from teachers’ perspective: A case study for primary and secondary schools [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27462
Palavras-chave: Artificial intelligence
AIED
Educação -- Education
Professor -- Professor
K-12
Portuguese schools
Inteligência artificial
Escolas Portuguesas
Resumo: The rapid development of disruptive technologies such as Artificial Intelligence (AI) is offering exciting opportunities for the field of education. Under the premise that AI can help bridge gaps in learning and teaching and create new opportunities for schools, a growing number of practitioners and researchers have sought to understand the potential of these technologies in educational settings. But these innovations also come at a price, and it is critical to investigate whether the benefits of AI in education (AIEd) effectively outweigh its risks. In this regard, this study aims to analyze the impact of Artificial Intelligence in education, identifying the factors that contribute to the possibility of implementing AI in Portuguese primary and secondary schools. Using a mixed research approach and collecting data from a survey answered by 184 Portuguese teachers, this research tested the effects of three factors in particular: respondents’ (1) knowledge and perceptions about the (2) benefits and (3) barriers of AI in education. The results indicated that the perceived benefits of AI in education strongly affect the intention to implement these technologies in the classroom, as opposed to the barriers. Also, knowledge of AIEd proved to be a significant factor, although teachers were more familiar with the potential of AI in theory than in practice. This situation, however, does not seem to compromise the intention to implement AI in Portuguese schools – on the contrary, it is reflected in a tendentially positive attitude towards this phenomenon.
O rápido desenvolvimento de tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial (IA) está a trazer oportunidades empolgantes para o campo da educação. Sob a premissa de que a IA pode ajudar a colmatar lacunas na aprendizagem e no ensino e criar novas oportunidades para as escolas, um número crescente de profissionais e investigadores tem procurado compreender o potencial destas tecnologias em contextos educativos. Mas estas inovações vêm também com um preço associado, sendo por isso fundamental investigar se os benefícios da IA na educação (IAEd) compensam efetivamente os seus riscos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar o impacto da Inteligência Artificial na educação, identificando os fatores que contribuem para a possibilidade de implementar a IA nas escolas primárias e secundárias portuguesas. Utilizando uma abordagem de investigação mista e recolhendo dados de um inquérito respondido por 184 professores portugueses, esta investigação testou os efeitos de três fatores em particular: (1) os conhecimentos e as perceções dos inquiridos relativamente aos (2) benefícios e (3) às barreiras da IA na educação. Os resultados indicaram que os benefícios percebidos sobre a IAEd impactam significativamente a vontade de implementar estas tecnologias em sala de aula, ao contrário das barreiras. Também o conhecimento sobre AIEd demonstrou ter influência, apesar dos professores estarem mais familiarizados com o potencial da IA na teoria do que na prática. Esta situação, contudo, não parece comprometer a intenção de implementar a IA nas escolas portuguesas – pelo contrário, reflete-se numa atitude tendencialmente positiva em relação a este fenómeno.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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