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http://hdl.handle.net/10071/27456
Autoria: | Martins, Madalena Alves da Silva Crespo |
Orientação: | Simaens, Ana Margarida Madureira Pereira, Carla Cristina da Costa |
Data: | 20-Dez-2022 |
Título próprio: | "From Linear To Circular": The transformation of fashion's supply chain into a value maximisation circular economy |
Referência bibliográfica: | Martins, M. A. da S. C. (2022). "From Linear To Circular": The transformation of fashion's supply chain into a value maximisation circular economy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27456 |
Palavras-chave: | Economia circular - Circular economy Sustainable business models Business model innovation Fashion and textiles industry Circular design Circular business models Modelos de negócio sustentáveis Inovação de modelos de negócio Indústria da moda e têxteis Design circular Modelos de negócio circulares |
Resumo: | "How can a product that needs to be sewn, grown, harvested, combed, spun, knitted, cut and stitched,
finished, printed, labeled, packaged and transported cost a couple of euros?" (BoF, 2021). This was one
of the questions raised by Li Edelkoort, in her 2015, Anti-Fashion Manifesto, when she anticipated the
end of "Fashion as we know it". The conventional Linear system of the Fashion and Textiles Industry
(FTI) is presented with a variety of environmental, social and economic issues that are becoming
subjects of debate. In this study, the concept of Circular Economy is clarified and proposed as an
integrated framework that can serve as a guideline that companies can follow in order for the
transformation in the industry to happen. This included the categorisation of Circular Product Design
Strategies, Circular Business Models and sub-models that were proposed as possible solutions to each
stage of the FTI. The fieldwork comprised the development of a questionnaire, giving a general
overview of what is already being applied by the Portuguese FTI companies, followed by a case study
with an exemplary Portuguese company. This served as a starting point to see if the company influenced
or not it supply and value chains to start implementing circular strategies as well. The results obtained
indicate that the transition for a Circular Economy is fostered by several factors with legislation and
political drive being fundamental for a transformation at scale, since, laws and regulations are
fundamental to pursue education, investments and traceability. "Como pode um produto que precisa de ser cosido, cultivado, colhido, penteado, fiado, tricotado, cortado e costurado, acabado, impresso, rotulado, embalado e transportado custar poucos euros?" (BoF, 2021). Esta foi uma das questões levantadas por Li Edelkoort, no seu "Anti-Fashion Manifesto", em 2015, quando antecipou o fim da "Moda tal como a conhecemos". O sistema convencional Linear da Indústria da Moda e Têxteis é apresentado em conjunto com questões ambientais, sociais e económicas que se estão a tornar temas de debate. Neste estudo, o conceito de Economia Circular é clarificado e proposto como um sistema integrado que pode servir de orientação que as empresas podem seguir para que a transformação na indústria aconteça. Isto incluiu a categorização de Estratégias de Design de Produtos Circulares, Modelos de Negócio Circulares e sub-modelos que foram propostos como possíveis soluções para cada fase da indústria. O trabalho de campo incluiu a elaboração de um questionário, dando uma visão geral do que já está a ser aplicado pelas empresas portuguesas da indústria, seguido de um caso de estudo com uma empresa portuguesa exemplar. Isto serviu como ponto de partida para ver se a empresa influenciou ou não a cadeias de abastecimento e valor para começar a implementar estratégias circulares. Os resultados obtidos indicam que a transição para uma Economia Circular é fomentada por vários fatores, sendo a legislação e motivação política fundamentais para uma transformação em escala, uma vez que, só com leis e regulamentos é que a educação, investimentos e rastreabilidade podem ser desenvolvidas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_madalena_crespo_martins.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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