Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27364
Autoria: Pires, João Bernardo
Orientação: Mateus, Sandra
Reis, Filipe Marcelo
Data: 20-Dez-2022
Título próprio: Teatro, "Play" e competências para a vida: Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa
Referência bibliográfica: Pires, J. B. (2022). Teatro, "Play" e competências para a vida: Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27364
Palavras-chave: Educação -- Education
Teatro -- Theater
Competências -- Skills
"Play"
Resumo: Numa sociedade de exigência em crescendo para com os seus cidadãos, urge a abordagem ao tópico das capacidades necessárias às pessoas para a sua integração na anterior. O tema das competências abarca essas capacidades com um enfoque na sua dimensão prática, propondo um afastamento da visão do conhecimento de moldes meramente teóricos. O conceito de “play”, sob cuja ótica se propõe ver a educação, aparece neste trabalho tanto como revelador de estruturas, como desafiador das mesmas, ao incluir os pólos (opostos, mas não mutuamente exclusivos) do jogo e da brincadeira. Já o teatro afigura-se como veículo para uma formação em competências específicas que se consideram importantes, mas atualmente pouco presentes na escola. A educação teatral crê-se também ser consciencializadora das características da educação por o teatro conter o potencial de ser tanto jogado como brincado, e de colocar os seus participantes numa posição de serem vistos. O presente trabalho analisa a introdução da prática teatral em contexto escolar através do estudo da participação do autor do primeiro no projeto “A Arte Entre Nós” – através deste caso concreto, procura-se demonstrar a validez da mencionada área artística como forma de cultivar os tipos de competências a que se alude acima. Concluir-se-á que o tipo de trabalho teatral realizado foi útil para os alunos que nele participaram, tendo-se conseguido fomentar nestes algumas ordens de competências específicas e decorrentes da natureza do processo artístico.
In a society with a growing demand level, it seems urgent to approach the topic of the skills that are necessary for people’s social integration. The theme of competences focuses on those skills’ practical dimension, proposing that their view be moved away from merely theoretical therms. The concept of play, through which point of view it is proposed that education be seen, appears in this work both as capable of showing underlying structures, and of challenging them. This is possible due to play including both structured games and free play, which are opposite poles but not mutually exclusive. Theatre, nonetheless, seems like a good method for the training of some competences which are considered important, but little present in school. Theatre education is also believed to be a way of raising awareness about the characteristics of education, due to the possibility of doing theatre both as a game and as free play and due to placing its participants in the position of being seen. The present paper analyses the introduction of theatrical practice in the context of school through the study of the participacion of its writer in the project “A Arte Entre Nós” – through this example, it is seeked to demonstrate of the validity of the aforementioned artistic area as a way to cultivate also said competences. It will be concluded that the kind of work that was done was useful to the students who participated in it, having contributed to the development of specific competences in them.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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